NOTÍCIAS

FDV é líder nacional em aprovação média na OAB

É notório que a Faculdade de Direito de Vitória é uma das instituições particulares do Brasil que com mais frequência lidera o ranking de aprovação dos Exames de Ordem Unificados (EOU) da OAB. Agora, um estudo oficial aponta que o índice médio de aprovação da instituição capixaba é o maior dentre todos os cursos de Direito particulares do Brasil e está no Top 10 na lista geral, considerando também as universidades públicas.

Divulgado na última semana, o quarto volume do Exame de Ordem em Números foi produzido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), instituição que é responsável pela realização dos Exames de Ordem, em conjunto com o Conselho Federal da OAB. Segundo o estudo, a FDV alcançou a taxa de 62% de aprovação média no recorte do XXVII ao XXIX exames, o que a coloca em 10º lugar no ranking geral e na liderança absoluta entre as instituições particulares, já que a particular seguinte aparece somente em 28º lugar.

Uma abordagem importante que esse estudo traz é colocar em perspectiva os resultados absolutos dos exames, fazendo uma análise mais profunda e confiável sobre o que de fato seus números traduzem. “Quando o ranking de um EOU é divulgado, o objetivo da OAB é apenas fornecer os números daquela edição, não existe uma preocupação de promover um comparativo entre as instituições, não é o objetivo naquele momento”, explica o coordenador do curso da FDV, prof. Ricardo Goretti.

Um dos principais papeis deste estudo, portanto, é relativizar os índices alcançados. Para isso, é fundamental atentar para o número de inscritos por cada IES. “Uma instituição que inscrever apenas um estudante e ele for aprovado alcançará um índice de aprovação de 100%, enquanto outra pode ter seu percentual comparados a ela com 150 estudantes avaliados. Tratar esses percentuais da mesma maneira é fazer uma comparação indevida”, detalha prof. Goretti.

Para estabelecer uma base de comparação mais próxima da realidade, OAB e FGV consideraram para o estudo apenas as instituições com mais de 100 inscritos. Um levantamento semelhante foi feito recentemente pela própria FDV e transformado no vídeo abaixo. O objetivo foi compilar os resultados das IES particulares ao longo das trinta edições do EOU, destacando sempre o Top 10. Na ocasião, a FDV considerou apenas instituições avaliadas a partir de 50 inscritos.

“A importância de estudos como este é comprovar a consistência do trabalho que fazemos. Nenhuma instituição consegue ser a primeira sempre, mas a frequência com que estamos nas primeiras posições, considerando apenas IES com números relevantes de avaliados, diz muito sobre o padrão de excelência do Direito FDV e a competência dos nossos alunos, que encerram o curso de Graduação preparados para atuar, com destaque, no mercado de trabalho, na advocacia e nas demais profissões jurídicas”, comemora Ricardo Goretti.

Leave a Comment