Um encontro sobre o “SUS, a pandemia e a democracia brasileira” reuniu alunos da Graduação ao Doutorado num grande encontro dos Grupos de Pesquisa do Mestrado e Doutorado nesta sexta-feira, 08 de abril de 2022, no auditório da FDV.
Os convidados Lúcia Souto, médica sanitarista e pesquisadora do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz), que também é presidenta do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde – CEBES, e Túlio Franco, professor do Mestrado e Doutorado do PPGBIOS e PPGSC da UFF, que também é coordenador geral da Associação Rede Unida, foram os palestrantes do evento.
A organização foi da professora Elda Bussinguer, coordenadora do Mestrado e Doutorado da FDV e do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Políticas Públicas, Direito à saúde e Bioética – Biogepe, da Sociedade Brasileira de Bioética – SBB, da qual professora também preside, e do Movimento Frente Pela Vida, entidades de diversos ramos (associações civis, acadêmicas, de saúde, partidos políticos, entre outros).
“Foi um momento riquíssimo para a interlocução entre os saberes da academia e os movimentos da sociedade em torno de temas que exigem de todos nós um enfrentamento diante dos grandes desafios impostos pelo mundo contemporâneo, a Saúde e a Democracia. Os convidados de grande prestígio trouxeram falas de nossa realidade que nos servem de inspiração para a produção científica em todos os níveis de estudo e pesquisa”, disse professora Elda.
O evento realizado na FDV foi uma continuidade do lançamento da “Conferência Nacional Livre, Democrática e Popular da Saúde”, que aconteceu no dia 07 de abril, na Câmara dos Deputados, em Brasília, no qual a professora Elda Bussinguer também se fez presente.
Também estiveram presentes os professores Américo Bedê, Nelson Camatta Moreira, Gilsilene Passon, Adriano Pedra, Ricardo Goretti, Daury Cesar Fabriz e Alexandre Coura que conduzem os grupos de pesquisa: Estado, Democracia Constitucional e Direitos Fundamentais, Hermenêutica Jurídica e Jurisdição Constitucional, Invisibilidade Social, e Energias Emancipatórias em Direitos Humanos, Políticas Judiciárias e Desjudicialização, Teoria Crítica do Constitucionalismo.
Na plateia, alunos da FDV lotaram o auditório, mas o evento também contou com a participação remota dos alunos do DINTER FDV, da Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA, localizada em Sobral, Ceará, bem como doutorandos que se encontram realizando seus estudos no exterior.
Os Grupos de Pesquisa da FDV funcionam como um ambiente fértil onde mestrandos, doutorandos e graduandos costumam despertar seu interesse pelo desenvolvimento de pesquisas. Na FDV, são quase 10 grupos ativos, antenados com o mundo contemporâneo e alinhados com uma agenda de metas internacionais em torno de temas centrais para a humanidade, tais como saúde, meio ambiente, saneamento, segurança alimentar, fluxos migratórios, produção e consumo, infraestrutura, crescimento econômico e inclusão social.