NOTÍCIAS

Alunos participam de simulação de consultoria empresarial para o ESG

A temática do ESG (Environmental, Social and Governance) é uma realidade de mercado e demanda um profissionalismo jurídico diferenciado voltado para habilidades e conhecimento sociocomportamentais, bem como empresariais e de sustentabilidade.

Pensando nisso, os professores da disciplina de Direito Empresarial e Direito Ambiental, Alessandra Albuquerque e Rhiani Riani, desenvolveram uma atividade interdisciplinar com alunos do 9º período, que visou simular uma consultoria empresarial voltada para a prática do ESG.

A atividade foi realizada em parceria com o BASE 27, um HUB corporativo de inovação capixaba, com a proposta de promover simulação de novas realidades de trabalho no âmbito empresarial, inserção em um ambiente de inovação e prática de networking acadêmico e profissional.

Denominada Empresas na Era ESG, o trabalho consistiu em analisar uma empresa escolhida pelo grupo que fosse participante da Base27 ou sediada no Espírito Santo com relação aos aspectos do ESG e da humanização das empresas. A Diretora de Educação do BASE 27, Juliana Ferrari, foi convidada a participar como avaliadora externa.

De acordo com a professora Alessandra Albuquerque, os resultados dos trabalhos foram surpreendentes. Alguns alunos relataram como foi a atividade. 

“Foi uma ótima oportunidade para quem pensa em seguir uma carreira ligada ao mundo empresarial, pois vivenciamos o que seria prestar um serviço de consultoria para empresas, incluindo a confecção de um parecer sobre a análise e um vídeo de treinamento para os funcionários da empresa. Além disso, a apresentação do trabalho em um ambiente diferente da faculdade contribuiu para que os grupos preparassem apresentações mais profissionais e conhecessem um local diferente, o que demandou a observação de vestimenta formal e comportamento adequado”, disse a aluna Vanessa Camara Campos Lessa, da turma do 9ºBM.

Já o aluno Miguel Henrique Moreira do Nascimento, da turma do 9º DN, disse que “a atividade inspirou criatividade e deu a chance ao aluno de apresentar inovações trabalhando em equipe”.

“Tivemos a oportunidade e o incentivo para buscar saber um pouco mais acerca do alinhamento das startups e empresas atuantes no Espírito Santo no quesito das novas tendências de governança e sustentabilidade. Isso nos permitiu ter um panorama real e, em alguns aspectos surpreendente, acerca das empresas atuantes no ES”, completou o aluno do 9º BM, Thiago Frizera.

O aluno Gabriel Tristão Mazzoli Coutinho, do 9º AM, também contou como foi a experiência. “Foi, certamente, uma oportunidade única de se ter na graduação. Isso porque me proporcionou enxergar o Direito com outros olhos, por diferentes motivos. Primeiro pelo fato de conhecer o Direito Empresarial e Ambiental em movimento, para além da academia. Segundo por extrapolar, fisicamente, as paredes da sala de aula, e por também poder conhecer mais sobre a empresa do meu tio avô e sobre o trabalho do meu pai, que é colaborador há 33 anos. Saio desse trabalho com um sentimento de que existem muitas outras portas no Direito”.

Já o aluno do 9º AM, Moacyr Cortês, concluiu que o “a atividade foi uma experiência única, ao lincar o mundo corporativo com o mundo jurídico, abrindo portas para os alunos que pretendem trabalhar nesse nicho do direito”, disse.

Leave a Comment