A FDV foi sede nos dias 13, 14 e 15 de julho de 2022, do I Congresso da Advocacia Criminal Capixaba, que teve a presença expressiva de advogados, advogadas, estudantes de Direito e autoridades que lotaram o auditório em três dias de evento.
O evento foi organizado pela Comissão da Advocacia Criminal e Política Penitenciária, que tem como presidente o professor da FDV, Anderson Burke, e teve na programação variadas palestras temáticas ministradas por renomados nomes da área do Direito Criminal, entre eles os professores da FDV, Israel Jorio e Raphael Boldt.
Os temas discutidos em três dias de abordaram várias áreas do Direito Criminal como Recursos Criminais; Habeas Corpus; Execução Penal; Tribunal do Júri; Crimes Virtuais e Riscos Penais com Novas Tecnologias; Lei de Drogas; Lançamento de Livros de Autores Advogados Criminalistas Capixabas; e Colaboração Premiada.
Ao falar do evento, o professor Anderson Burke destacou que o evento demonstrou o interesse que a área desperta, principalmente na jovem advocacia. “Ver um auditório lotado de profissionais já consolidados na carreira ou estudantes, interessados em debater as temáticas pertinentes à advocacia criminal, me encheu de alegria”, disse.
Prestigiaram o evento a secretária-geral da Ordem, Silvia Hansen; do Secretário de Estado de Justiça (Sejus), Marcello Paiva; do Subprocurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Josemar Moreira; do Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), Fernando Zardini; e do Desembargador do TJES, Raphael Câmara.
O evento também contou com a banda Tocando em Frente, composta por internos da Penitenciária Semiaberta de Vila Velha (PSVV), um caricaturista, também interno da Penitenciária de Segurança Máxima 1 (PSMA-I), além do Lançamento das Obras Coletivas “Advocacia Criminal: Estudos, Teoria e Prática” e “Teses Para Advogados Criminalistas: Anais do 1º Congresso da Advocacia Criminal Capixaba”.