O Programa de Mestrado e Doutorado da FDV terá sua aula inaugural de abertura do semestre 2022-2 no dia 12 de agosto de 2022, onde também acontecerá a abertura dos Grupos de Pesquisa.
Os novos alunos serão recebidos com uma aula sobre o tema: “Direitos Fundamentais, Democracia e Insegurança Alimentar” em uma palestra que será ministrada pela convidada Daniela Sanches Frozi,professora do Programa de Pós-Graduação da FIOCRUZ Brasília.
O tema foi escolhido pois de acordo com relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) mais de 60 milhões de brasileiros estão em situação de insegurança alimentar.
Dessa forma, analisar as relações existentes entre tal dado alarmante e os Direitos Fundamentais, bem como as suas implicações à efetivação do Estado Democrático de Direito, é tarefa alinhavada aos objetivos centrais do Mestrado e Doutorado da FDV.
De acordo com a coordenadora do PPGD da FDV, Elda Bussinguer, pretende-se, a partir da fala da professora convidada “estabelecer uma perspectiva crítica e academicamente aprofundada acerca da temática em questão, com vistas à elaboração de estratégias combativas no campo das Políticas Públicas”, disse.
A convidada também é Nutricionista (UFRJ), Mestre em Ciências dos Alimentos e Nutrição (Unicamp), Doutora em Nutrição (UFRJ) com doutorado sanduíche em Antropologia pela Universidad de Barcelona, ex conselheira do Consea Nacional e membra fundadora e da coordenação executiva da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede Penssan)
O evento será das 9h30 às 11h30 no Auditório da FDV e marca as comemorações dos 20 anos do PPGD.
São duas décadas marcadas pelo pioneirismo e pelo alto nível de produção acadêmica e científica do Direito capixaba, além do destaque pela tradição de excelência e inovação, que posiciona o PPGD FDV entre os mais bem avaliados do Brasil pela Capes. Dedicado ao recorte do Direito Constitucional que abraça os Direitos e Garantias Fundamentais, nosso programa faz parte de um seleto grupo com periódico qualificado no estrato QUALIS A1, o nível máximo do sistema nacional.