A coordenadora do Programa de Mestrado e Doutorado – PPGD FDV, Elda Bussinguer, participou neste mês de setembro, de dois importantes eventos em Portugal. Em um deles, o Encontro Lusófono de Bioética, Elda foi a representante do Brasil no evento.
Realizado no dia 14 de setembro de 2022 em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian, o teve como tema: “Bioética na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa: partilha de experiências e trajectos de desenvolvimento conjunto”.
Elda Bussinguer, que também é presidente da Sociedade Brasileira de Bioética, apresentou em sua palestra, o cenário da saúde pública brasileira e os reflexos da Bioética na condução das políticas públicas.
O evento teve a organização do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV), do governo português.
Para além deste momento, professora Elda Bussinguer também foi convidada para integrar a 13th Global Summit of National Ethics Committees – Cimeira Mundial de Conselhos Nacionais de Ética, que ocorreu nos dias 15 a 17 de setembro, ainda em Lisboa.
Esse último evento foi organizado pelo CNECV em parceria com a Organização Mundial de Saúde e em estreita colaboração com a UNESCO.
Ambos os eventos reuniram pesquisadores e governantes de todo o mundo em uma tentativa de estabelecer projetos conjuntos de desenvolvimento orientados pela Bioética.
A presença da coordenadora Elda Bussinguer em encontros dessa dimensão marca a relevância das pesquisas e da atuação do corpo docente do PPGD FDV que neste ano de 2022 completa 20 anos de história e acaba de receber a nota 5 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que divulgou o resultado da Avaliação Quadrienal 2017-2020 dos programas de pós-graduação stricto sensu brasileiros, mantendo-se entre os melhores Mestrados e Doutorados em Direito do país.