A Pós-doutora pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV), Edilene Lôbo, tomou posse na última terça-feira, 08 de agosto de 2023, como ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral, onde estiveram presentes a coordenadora do Programa de Mestrado e Doutorado (PPGD), Elda Bussinguer, e do professor do José Luis Bolzan de Morais. A cerimônia aconteceu no gabinete do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Alexandre de Moraes.
Edilene, que é advogada e foi orientanda do professor José Luis Bolzan de Morais, tendo concluído seu estágio pós-doutoral em 2021, havia sido nomeada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva como a nova a nova ministra substituta do TSE em junho.
“Foi com imensa alegria que estivemos presentes nesse evento de posse de uma pós-doutora pela FDV. Edilene tem uma representação enorme junto a sociedade e a mais alta qualificação junto a academia. É pós-doutora, é reconhecida como professora, e como pesquisadora com um perfil intelectual refinado. Além disso, ela representa a luta das mulheres por igualdade de gênero e de raça. Ela assume o cargo de ministra, mas continua com fortes laços com nossa instituição, inclusive estará presente no XV Congresso Brasileiro de Bioética, que será realizado na FDV nos dias 27 a 29 de setembro”, disse a coordenadora Elda Bussiguer.
Mesmo após concluir o pós-doutorado, Edilene mantém uma relação próxima com o Programa de Mestrado e Doutorado (PPGD) da FDV, tendo participado de bancas de defesa e atuando em eventos que foram realizados recentemente, como a roda de conversa sobre Lutas, Resistências e Avanços das Mulheres Negras (Maio/2023) e o Seminário Jurídico Avançado sobre Democracia, Eleições e Desinformação (Abril/2023).
Mais informações sobre o Congresso Brasileiro de Bioética podem ser obtidas na página do evento, https://eventos.galoa.com.br/bioetica-2023/page/2625-home