Alunos do 4º período da FDV estão vivenciando as etapas de um processo de conhecimento até a audiência de instrução e julgamento que, até o final do semestre, proporcionará a experimentação de diferentes atuações profissionais e todas as fases de um processo.
A atividade, denominada de Processo Simulado, está sendo ministrada pela professora Carolina Romano, e será realizada em fases. Divididos em grupos, os alunos exercem papéis de autor, juízes e réus. A primeira parte já aconteceu com a produção de uma petição inicial.
Ao falar das fases, Carolina Romano explicou que a peça foi discutida e corrigida entre alunos e protocolada junto ao grupo que atua no papel de juiz. Em seguida, os juízes proferirão os despachos iniciais e encaminharão para o grupo de réus contestar. A fase seguinte será realização do saneamento compartilhado para passar para etapa de produção de provas e culminar na audiência de instrução e julgamento.
“Os resultados estão sendo muito positivos. Nessa primeira fase os alunos mostraram muito engajamento na produção das petições iniciais e na confecção de documentos para instrução de dita peça. Criou-se um ambiente de competitividade saudável, em que os grupos desejam produzir as melhores peças em busca de uma sentença que lhes favoreça”, disse a professora Carolina.