Com o objetivo de proporcionar aos alunos a prática na participação de audiências, e a preparação para atuação deles nas salas de audiência e nos tribunais, a professora Jeane Martins desenvolveu, com alunos do 7º e 8º períodos, atividades de Grupos de Oposição.
A atividade, desenvolvida as disciplinas de Relações Coletivas de Trabalho (7º período) e de Direito do Trabalho II (8º período), contou com a presença de advogadas convidadas, todas egressas da FDV: Silvana Ribeiro Belonha, Laura Melo Uneda, Melina Carvalho Rocha, Natália Pedroni Fonseca, Manuela De Angeli Santana, Julia N. Loureiro, Bruna Pinheiro Destefani, Rayanne Rodrigues Miranda, Larissa Alves Criste, Letícia Durval Leite, Luiza Baleeiro e Samila Saibel.
Ao descrever sua experiência na atividade, o aluno Tiago Dal’Rio (7º EM) destacou que “esse trabalho nos faz adentrar nas qualidades inerentes ao direito como técnica, argumentação e oratória, tudo isso alinhado a colaboração e estratégia em uma dinâmica de grupo que visa não apenas defender como refutar as teses de outros grupos. São casos polêmicos e controvertidos com amplas chances de sucesso para ambos os lados a depender da tese defendida e da concatenação das ideias, trazendo também o exercício do poder de convencimento que é preciso ao apresentar a tese para uma equipe de profissionais do direito qualificada para julgar e agregar conhecimento a turma. É uma atividade que fomenta o autoaprendizado e a competição, fugindo das antigas formas de aprendizado”, disse.
Por outro lado, a aluna Pietra Ferrai (8º AM) afirmou que “a atividade sobre grupos de oposição me incentivou a ler os textos recomendados, pesquisar doutrinas, jurisprudências e o contexto histórico social da mulher no Brasil para aplicar ao caso, e posteriormente, debater com meus colegas de turma sobre o assunto para que a banca avaliadora se vota em quem ganharia a causa, o grupo que defendeu a trabalhadora ou o grupo que defendeu a empresa. Assim, me permitiu aprender e aprofundar o conteúdo do direito do trabalho, além de sua ligação com o direito empresarial e penal a partir do caso concreto, sendo uma forma diferente e instigante de aprendizado”, disse.
Ao discutir os resultados, a professora Jeane Martins concluiu que “os alunos participaram ativamente da atividade e compreenderam, na prática, como se preparar para participar de uma audiência trabalhista”.
É válido destacar ainda que as atividades práticas de grupos de oposição desempenham um papel crucial no aprimoramento das habilidades e competências dos estudantes de Direito. Além disso, elas estabelecem uma conexão fundamental entre os alunos em formação e os profissionais do direito. Ao proporcionar uma experiência que transcende as tradicionais salas de aula, essas atividades capacitam os alunos a aplicar seus conhecimentos teóricos em situações reais. Isso não apenas os ensina a argumentar e defender seus pontos de vista, mas também a refutar e considerar argumentos contrários de forma estratégica.
Além disso, essas atividades incentivam a pesquisa, a análise crítica de doutrinas e jurisprudências, bem como a compreensão aprofundada das questões jurídicas em seu contexto social e histórico. O desenvolvimento das habilidades de oratória, da técnica jurídica e do poder de convencimento é fundamental para o sucesso na prática jurídica, e essas atividades proporcionam um meio importante para o desenvolvimento dessas habilidades.
Portanto, as atividades práticas não apenas enriquecem a formação acadêmica, mas também preparam os estudantes para enfrentar os desafios do mundo jurídico com confiança e competência. Eles oferecem exemplos práticos fornecidos por advogados experientes e ex-alunos da FDV, desempenhando um papel essencial na formação de profissionais do Direito mais qualificados e preparados para contribuir significativamente para a justiça e a sociedade como um todo.