NOTÍCIAS

Alunos participam de julgamentos simulados nas aulas de Direito Tributário

Com o objetivo de oportunizar aos alunos do 9º período o contato com temas que integram o conteúdo da disciplina de Direito Tributário II, a partir de debates atuais e com grande repercussão prática, a professora Karoline Marchiori desenvolveu uma atividade de Julgamento Simulado em que os alunos exerceram papeis de advogados ou procuradores.

Divididos em grupos, os alunos participaram de três rodadas de julgamento, sendo encarregados de exercerem as defesas dos interesses dos contribuintes e a posição do Fisco. Ao final ainda teve a exposição coletiva do tema objeto do julgamento.

Para a atividade, os alunos ainda realizaram pesquisas profundas, de natureza legislativa, doutrinária e jurisprudencial, aplicação do conteúdo da disciplina a casos concretos, elaboração de estratégias de defesa a fim de se prepararem seus argumentos para a realização de sustentações orais.

De acordo com o aluno Vitor Dell Antônio Guimarães (9º EM), “os julgamentos simulados representaram uma verdadeira forma de nos despertar um senso crítico acerca de temáticas práticas do direito tributário. Foi de grande importância na minha construção como profissional. Isso para além do estudo acerca de temáticas tributárias atuais, mas porque eu, que tenho grande intenção de me tornar um advogado tributarista, ou seja, um defensor dos contribuintes, tive oportunidade de estudar os casos de modo a ser impulsionado a defender o fisco, o que é fora da minha zona de conforto. Essa oportunidade de sair da zona de conforto e entregar uma linha argumentativa nos fez ter que explorar diversas questões técnicas do direito tributário, de modo a construir a melhor defesa possível, da forma mais técnica e qualificada. Para tanto, a professora Karoline nos deu todas as orientações para construirmos a melhor argumentação possível, o que faz toda a diferença na vida prática de um advogado ou um procurador, revelando ser uma atividade essencial para o acadêmico de direito, sendo indispensável para alguém que tem a intenção de atuar em tributário”, disse.

E a professora Karoline Marchiori concluiu: “Tratou-se de uma atividade que muito contribuiu para a disciplina, vez que permite o desenvolvimento das mais diversas habilidades/competências dos alunos”, disse.

Leave a Comment