Com o objetivo de aproximar os alunos da realidade de mercado jurídico-empresarial, a professora Bruna Lyra desenvolveu nas turmas de 5º período matutino, uma atividade interdisciplinar denominada de Plano Jurídico de Negócios (PJN).
Divididos em grupos, os alunos simularam um cenário de conquista de cliente, e se portaram como uma banca de advocacia, propondo medidas e criando soluções jurídicas aos possíveis clientes.
De acordo com a professora Bruna Lyra, os alunos apresentaram soluções jurídicas eficazes e se portaram como verdadeiros advogados. “A atividade PJN é uma prática acadêmica que permite ao aluno do direito um contato diferenciado com o cotidiano da advocacia”.
Bruna complementou ainda que “a estratégia de ensino procurou compreender o direito contratual a partir do próprio “sentir” do aluno em uma possível conquista do cliente e simulação da prática na advocacia, objetivando deslocá-lo da zona de conforto da sala de aula, estanque entre quatro paredes, e desafiá-lo a compreender o ambiente real do mercado jurídico”.
Ao falar da atividade, a aluna Maria Alyce de Jesus, contou que foi uma experiência enriquecedora para sua formação. “Por meio da elaboração do PJN, foi possível experienciar um pouco da prática jurídica, no sentido de ter contato com nossos clientes fictícios, analisar os contratos utilizados nas negociações, examinar toda a situação jurídica do empreendimento e propor as melhores soluções, a partir do olhar exigido de um profissional do Direito, com base no conhecimento necessário à grade da disciplina Contratos”.
Além disso, Maria Alyce completou que a atividade “também proporcionou elaboramos nosso próprio contrato de prestação de serviços advocatícios, o qual celebramos com nossos clientes fictícios, o que nos estimulou a já pensar na estipulação justa de honorários, bem como em todos os aspectos técnicos e de validade jurídica envolvidos na confecção de um contrato. Enfim, a atividade é muito proveitosa, em diversos sentidos, à formação em Direito Civil”, disse.
Já a aluna Maria Júlia Rosa de Souza, disse que o trabalho foi uma excelente oportunidade para os alunos realizarem um estudo prático dos conhecimentos até então adquiridos em sala de aula.
“A fim de analisar lides reais de empresas reais, fomos estimulados a estudar de maneira aprofundada os fundamentos da disciplina de Contratos, de modo a aplicar o conteúdo na elaboração de soluções jurídicas inovadoras e diversas. Certamente, trabalhos acadêmicos que envolvem amplos debates, estudos empíricos e aplicação prática, como o PJN, são essenciais para formação adequada dos operadores do Direito, capacitando-os para o mercado de trabalho”, completou.