NOTÍCIAS

Laboratórios de inovação da FDV e da JF em Oficina de Linguagem no TRT

Membros do Laboratório de Design e Inovação Jurídica (LinoJus) participaram no último dia 05 de julho de 2024 de uma Oficina de Linguagem Simples promovida pelo Laboratório de Inovação da Justiça Federal do Espírito Santo (InovarES) e pelo Tribunal Regional do Trabalho 17ª Região – TRT.

A Oficina teve como objetivo incentivar os participantes membros dos laboratórios a pensarem criativamente e buscarem soluções inovadoras para a simplificação dos documentos e comunicações do Tribunal. O público foi de servidores do TRT17 como a juíza presidente do TRT-17, Daniele Santa Catarina, e o juiz presidente do TRF-2, Guilherme Calmon, além de desembargadores, técnicos e analistas judiciários, funcionária terceirizada, e cinco laboratoristas do LinoJus.

A programação da Oficina contou com uma palestra do juiz do TRT-17 Carlos Medeiros da Fonseca, da professora da FDV Elaine da Fonseca Knikkink, e do egresso da FDV e advogado, Sirval Martins dos Santos Júnior. Outros dois encontros estão previstos para os dias 02 e 09 de agosto.

De acordo com a professora Elaine da Fonseca, a oficina foi importante para destacar a importância da comunicação jurídica acessível e compreensível em todo o sistema judiciário.

“A complexidade dos textos legais muitas vezes impediu que cidadãos entendessem seus direitos e deveres. A adoção de uma linguagem mais clara e direta promove maior transparência, facilita o acesso à justiça e fortalece a confiança no sistema judicial. Destacou-se a importância de o uso de linguagem simples por meio de técnicas como evitar jargões, usar frases curtas e diretas, além de organizar a informação de forma lógica e visualmente amigável. A iniciativa visou tornar a justiça mais democrática e inclusiva”, disse.

Já o egresso Sirval Martins destacou que a iniciativa demonstra o quanto a FDV se dedica ao tema através do LinoJus a partir do primeiro período da faculdade. “É uma oportunidade de enxergar a comunicação e a linguagem como uma forma de aproximação e do cidadão à Justiça, sem se desfazer do conteúdo técnico e legal. A iniciativa de um tribunal estar sensível à linguagem utilizada em suas comunicações administrativas e judiciais é extremamente louvável e a FDV tem muito a contribuir para o sucesso desse projeto!”, disse.

A parceria entre o LINOJUS e o INOVARE foi firmada em 2023.

O LinoJus da FDV foi criado em 2022, e vem conectando alunos, egressos e profissionais com as mais diversas experiências do mercado de inovação e tecnologia através de vivências dentro e fora do campus da faculdade. Constituído por um grupo multidisciplinar que atua por meio de pesquisas, debates, projetos e parcerias com outras instituições de ensino, empresas e órgãos públicos, o Linojus já é reconhecido por fomentar novas ideias e aprofundar estudos sobre as temáticas nas áreas de legal design, visual law, direito das startups, empreendedorismo, tecnologia, linguagem simples, inteligência artificial, propriedade intelectual, dentre outras visando agregar novos conhecimentos e novas ideias no universo jurídico inovador.

Leave a Comment