Foi realizada no último dia 10 de setembro de 2024, uma roda de conversa com o tema: “A Justiça do Trabalho como instituição cidadã”, que recebeu convidados, interessados no tema e movimentou a FDV.
O objetivo foi oportunizar o diálogo entre alunos e responsáveis por três projetos desenvolvidos pela Justiça do Trabalho no TRT 17, com forte influência na promoção da cidadania, para que eles pudessem entender que a Justiça do Trabalho desenvolve outras funções para além da atuação jurisdicional propriamente dita
Marcaram presença: Hélio Mário de Arruda, responsável pelo Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, desenvolvido pela AMATRA 17ª Região; Juliana Carlesso Lozer, juíza responsável pelo Projeto Feira Livre de Trabalho Infantil; e Suzane Schulz Ribeiro, juíza responsável pelo Projeto Comitê de Enfrentamento e Combate ao Assédio Moral, Sexual e Discriminação. A mediação foi da professora Gilsilene Passon.
“Os projetos apresentados tratam de temáticas extremamente relevantes para a sociedade já que buscam combater o trabalho infantil, a discriminação e os assédios (moral e sexual) e a ampliação do conhecimento acerca dos direitos para estudantes de escolas públicas. Inclusive, o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania conta com a parceria com a FDV, sendo a única faculdade de Direito que participa das atividades há 3 anos. Tivemos uma atividade muito enriquecedora com ampla participação dos alunos e alunas, sendo que vários demonstram interesse em ser voluntários nos projetos”, disse a professora Gilsilene.
No dia 19 de setembro, no auditório do TRT 17ª Região, a partir das 13h, será realizada a Culminância 2023 do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania.