NOTÍCIAS

Atividade Direito, Política e mudanças climáticas reflete desastre do RS

No dia 26 de setembro de 2024, o Miniauditório Paula Castello da FDV recebeu a aula aberta sobre “Direito, Política e Transformações Climáticas: o que aprendemos com o caso do Rio Grande do Sul?”, conduzida pelo professor Nelson Camatta Moreira. A atividade foi uma oportunidade valiosa para discutir a intersecção entre Direito Constitucional, Teoria do Estado, Ciência Política, Economia e Teoria Social, enfocando as repercussões das transformações climáticas em um contexto contemporâneo.

O evento, que teve como convidado o pós-doc Giancarlo Montagner Copelli, destacou a complexidade das crises ambientais, utilizando o “caso da tragédia do RS” como estudo de caso. Essa tragédia, que já se manifestou de diferentes maneiras em várias partes do Brasil e do mundo, serviu como pano de fundo para um debate profundo e engajado entre todos os alunos os presentes, entre eles alunos da FDV e de todos os níveis de ensino.

O professor Nelson também apresentou algumas possibilidades de aplicação entre teoria e prática, mostrando como a disciplina Estado e Constituição, ministrada com alunos do 1º período, pode ser fundamental na compreensão e análise dessas questões. Eles ainda realizarão uma atividade de resumo do debate.

“A atividade foi uma nova forma de aprendizado que despertou minha curiosidade sobre as mudanças climáticas e sua relação com o direito e a política. Apesar de já ter interesse no tema meio ambiente, não havia refletido profundamente sobre esses vínculos. Após a roda de conversa, pesquisei mais sobre como o direito e a política impactam o meio ambiente, adquirindo conhecimentos valiosos tanto para minha vida profissional quanto pessoal. A dinâmica foi proveitosa e permitiu uma troca de experiências, facilitando a compreensão do tema. A FDV se destacou na organização do evento, que foi muito enriquecedor, e quero participar dos próximos encontros!”, disse a aluna do 1º período Julia Conceição Alves de Oliveira.

De acordo com o professor Nelson, a atividade transdisciplinar promoveu uma reflexão crítica sobre o papel do Direito e da política nas transformações climáticas que afetam nossa sociedade, e ainda reafirma o compromisso da FDV em promover debates relevantes e formar cidadãos críticos e conscientes das complexidades do mundo atual.

Para o doutorando, Lucas Carmo Pignaton, a atividade foi extremamente rica, contando com a participação do professor Giancarlo Copelli, que viveu as tragédias no Rio Grande do Sul. “A aula ultrapassou a exposição teórica, envolvendo experiências e vivências em um diálogo entre os professores e os alunos, que conseguiu ligar ciência política e meio ambiente de forma extremamente democrática”.

Já o aluno do mestrado, Rodrigo Bandeira de Melo, disse que a aula aberta demonstrou o compromisso do professor Nelson em expandir os horizontes dos alunos e incentivá-los a pensar para além do Direito, mas sem perdê-lo de vista. “Para tratar desse assunto tão sensível quanto importante, estava Giancarlo Copeli, pesquisador e residente do Rio Grande do Sul, que compartilhou importantes análises críticas, políticas e jurídicas, com a intensidade de quem vivenciou de perto os impactos ambientais experimentados pelo Estado. Foi um momento de troca e de muito aprendizado que certamente enriqueceu a trajetória acadêmica de todos que participaram”, disse.

Leave a Comment