HISTÓRIA
UMA INCANSÁVEL BUSCA POR EXCELÊNCIA
INSTITUCIONAL
A década de 1990 foi um período de intensas discussões sobre a reformulação do ensino jurídico no Brasil. Antonio Abikair, na época advogado procurador do estado e professor na Universidade Federal do Espírito Santo, participava ativamente dessas discussões que envolviam a comunidade acadêmica, profissionais e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
A partir das suas vivências como advogado e professor, Abikair construiu um entendimento próprio sobe os caminhos a seguir para promover a melhor formação jurídica. Entusiasmado pelas discussões do momento, ele decidiu dar forma e conteúdo às suas ideias, transformando sua visão em um projeto do que seria o curso perfeito – ou “ideal” na sua perspectiva.
Por diversos motivos, esse modelo de curso não se encaixava em nenhuma instituição de ensino da época. E ele entendeu que um projeto pedagógico arrojado, para germinar, precisava de um terreno com características próprias: uma instituição sem barreiras para inovar, onde fosse possível reunir práticas educacionais modernas e manter-se flexível e aberto para se reinventar sempre que fosse preciso.
Naquele momento se formou o DNA da FDV. Uma instituição que nasceu com um propósito claro: ser livre para mudar a todo instante em nome da melhor formação jurídica. Está em sua essência, portanto, desde o princípio, ser um ambiente educacional pulsante, inquieto, onde o Direito não pararia.
Em 18 de setembro de 1995, foi fundada a Faculdade de Direito de Vitória (FDV), com o seu projeto inovador de Graduação em Direito. No embalo do processo, já no ano seguinte, a instituição montou e começou a ofertar seus primeiros cursos de Especialização.
A excelência do projeto do curso rapidamente rendeu frutos. Em um fato até então inédito no país, o curso de Graduação obteve reconhecimento pelo Ministério da Educação ainda no seu terceiro ano de funcionamento.
Investindo em um ensino especializado, pautado pelo total entrosamento com seus professores, a FDV foi ganhando destaque nacional e aos poucos se consolidou como um centro de referência em formação jurídica. Essa reputação foi sendo construída com a manutenção de um desempenho acadêmico de alto nível que trouxe projeção nacional e consolidada pela atuação de destaque que os profissionais formados foram conquistando em diversas áreas.
Em 2002, a maturidade institucional levou a FDV a dar um novo passo – dessa vez, em direção ao Stricto Sensu. Em mais um movimento de inovação para o ensino jurídico capixaba, a FDV iniciou o primeiro Mestrado em Direito autorizado pela CAPES no Espírito Santo. Foi o início do seu Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito (PPGD), voltado para a área de concentração dos Direitos e Garantias Fundamentais.
O acúmulo de boas avaliações e a produção científica constante e de alto nível levou a CAPES a aprovar o Doutorado em 2011 e o Pós-Doutorado em 2018. Até hoje, ambos são os únicos em Direito do Espírito Santo, o que diz muito sobre a posição que a FDV ocupa na comunidade científica do Direito brasileiro.