NOTÍCIAS

Aluna do PPGD é aprovada para Doutorado-sanduíche em Portugal

A doutoranda da FDV, Raissa Lima e Salvador, foi aprovada para o Programa de Doutorado-sanduíche no exterior na renomada Faculdade de Direito de Coimbra, considerada um espaço de tradição acadêmica e jurídica globalmente reconhecida na esfera do Direito.

O resultado do Edital nº 30/2023 do Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) foi divulgado no último dia 22 de janeiro de 2024.

Raissa realizará o Doutorado-sanduíche de junho a novembro de 2024, totalizando seis meses em Coimbra, Portugal, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra no âmbito do Instituto Jurídico. Neste período, a doutoranda desenvolverá Tese de Doutorado sobre os Direitos Fundamentais das mulheres na esfera da Bioética.

Na FDV ela será orientada pela professora e coordenadora do PPGD, Elda Bussinguer, integrando o Grupo de Pesquisa Direito à Saúde, Políticas Públicas e Bioética – BIOGEPE. Já em Portugal, será coorientada pelo professor Doutor André Dias Pereira, que é Coordenador do Centro de Direito Biomédico da Universidade de Coimbra; é Vice-Presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV), órgão consultivo independente que funciona em conjunto com a Assembleia da República.

Raissa já é bolsista pela Fundação de Ampara à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) para o Doutorado na FDV, e agora também será pela CAPES.

“Agradeço à Professora Doutora Elda Bussinguer, minha orientadora na FDV, pelas contribuições durante a propositura do meu Projeto de Tese de Doutorado à CAPES, bem como pela brilhante indicação do Professor Doutor André Dias Pereira como meu coorientador no exterior. Estou muito empolgada e satisfeita com a ideia de participar de um intercâmbio de ideias e de experiências em Coimbra, sendo que a realização do Doutorado-sanduíche certamente representará um marco significativo na minha jornada como pesquisadora. Em especial, sei que em um ambiente internacional de alta qualidade acadêmica e riqueza científica terei a oportunidade de colaborar no avanço do conhecimento em Direitos Fundamentais e em Bioética, minha área de estudos”, disse.

Ao falar sobre a conquista, Raissa também destacou a importância, o alcance e a consolidação do PPGD da FDV em âmbito internacional. “A internacionalização estimulada pela FDV é a ponte responsável pela integração da ciência jurídica brasileira e capixaba com outros contextos externos, desenvolvendo pesquisas que podem se associar tanto com o legado da Faculdade de Direito de Coimbra quanto com demais composições internacionais. Há, para mim, uma oportunidade singular incentivada pela FDV em favor do meu enriquecimento pessoal, cultural e acadêmico, expandindo o conhecimento apreendido no Brasil para que se desenvolva e se distribua em novos espaços científicos”, disse.

Leave a Comment