O aluno da FDV, Vitor Casagrande Pelanda, que está indo para o 8º período do curso de Graduação em 2023/1, foi aprovado no Programa de Intercâmbio do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), o PinCade. A experiência se dará durante quatro semanas, com início ainda neste mês de janeiro, no dia 23.
Realizado desde o ano de 1999, o PinCade comemora neste ano sua 42ª edição, e já reuniu cerca de 400 estudantes. O Programa é uma oportunidade para estudantes de graduação e pós-graduação de todo o país vivenciarem as atividades cotidianas do Cade, tanto nas áreas técnicas quanto nas processuais nos seguintes campos de conhecimento: ciências jurídicas, ciências econômicas, relações internacionais, administração e gestão de políticas públicas.
O objetivo do PinCade é difundir e fortalecer a cultura de defesa da concorrência, promover a cooperação científica e estimular discussões e estudos acadêmicos sobre o tema, além de dar oportunidade a jovens talentos de todo o país de conhecer a rotina de atividades desenvolvidas no Cade, incentivando os intercâmbios técnico, científico e cultural.
Os alunos selecionados participarão do Curso Aplicado de Defesa da Concorrência; de estudos e análises de casos concretos; e do processo de elaboração de notas técnicas e de relatórios de atos de concentração econômica, além de processos administrativos em trâmite no Cade.
Ao falar das etapas e das expectativas para o intercâmbio, o aluno Vitor contou que “o processo consistiu na realização de uma dissertação com um tema específico e uma carta de motivação, além do currículo e documentos pessoais. Estou bastante animado já que é uma experiência de aprendizado muito importante, principalmente na área de direito concorrencial”, disse.