Teve início nesta segunda-feira, 12 de junho de 2023, uma viagem de estudos na Europa, promovida pelo Programa de Mestrado e Doutorado – PPGD FDV e pelo PPGD da Atitus Rio Grande do Sul e as Universidades de Sevilla (Espanha) e Perúgia (Itália).
Cerca de 20 alunos, entre eles mestrandos e doutorandos do PPGD da FDV e de outros quatro Programas de Pós-Graduação em Direito do Brasil, além do desembargador Sergio Ricardo, e do advogado Homero Mafra, iniciaram o curso internacional de Tecnologia, Regulação e Direito em Sevilla, que vai até o dia 16 de junho, com 25 horas/aula.
A direção é dos professores José Luis Bolzan de Morais (FDV) e Alfonso de Julios-Campuzano (Sevilla). “Começamos a primeira edição do curso internacional na Universidade de Sevilla. 20 vagas foram disponibilizadas e preenchidas. Mais um projeto da REPE&C – Rede de Pesquisa Estado & Constituição, da COSMO IUS, GEPE&C e CYBER LEVIATHAN. Prosseguimos até o dia 16 de junho, mas já com expectativas para a próxima edição, em 2024”, disse o professor Bolzan.
De acordo com a coordenadora do PPGD FDV, Elda Bussinguer, a programação internacional, iniciada com o curso em Sevilla, representa um marco para nosso projeto de internacionalização. “Estamos em um momento muito importante para nós do PPGD FDV, avançando e consolidando cada vez mais a internacionalização do nosso programa”.
De Sevilla os alunos seguirão para Perúgia, na Itália, onde acontecerá um Seminário de Direitos Fundamentais, Democracia e Tecnologia nos dias 20 e 21 de junho. A carga horária será de 12 horas/aula. O evento terá a coordenação do professor Jacopo Paffarini.