Um grupo formado por 12 alunos da FDV, alguns deles membros das organizações estudantis: Sociedade de Debates (SD) e Liga de Direito Internacional (Ladin) participou, entre os dias 13 e 15 de setembro de 2024, da MiniCOP, um evento simulado de uma Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas.
O projeto do Governo do Espírito Santo, realizado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, oportunizou a simulação de um acordo multilateral para financiar soluções e estabilizar o aquecimento global. Participaram ao todo, 74 jovens do Espírito Santo, tendo alguns deles, se destacado ao ponto de receber menções honrosas por suas atuações.
Essa foi a 2ª edição da MiniCOP, que aconteceu no Palácio Anchieta, e teve como tema: “Roteiro para a Missão 1.5 – Financiando Soluções para estabilizar o aquecimento global”. O evento contou com a presença do governador do ES, Renato Casagrande.
O objetivo foi possibilitar aos jovens a oportunidade de experienciar de forma imersiva as complexas discussões sobre políticas ambientais e mudanças climáticas. Além de estimular o desenvolvimento de habilidades de relacionamento, diálogo, argumentação, oratória e gerência do imprevisto.
Participaram alunos do 1º ao 10º período da FDV. São eles:
Ana Abreu (1ºEM)
Julia Alves (1ºEM)
Larissa Cremasco (2ºAM)
Luana Fernandes (2ºBM)
Thais Carreira (2ºAM)
Flavia Sipolati (6ºBM)
Maria Alyce de Jesus (6ºBM)
Sofia Bastos de Vasconcelos (6ºBM)
Clarice Caiado (7ºEM)
Sarah de Souza Araujo (7ºEM)
Henrique Torezani (8ºAM)
Alessany Soterio (10ºCM)
Se destacaram e receberam reconhecimento com menções honrosas os alunos abaixo que contaram um pouquinho de como foi a experiência.
“Gostaria de expressar nossa sincera gratidão à FDV pela valiosa oportunidade de participar das aulas preparatórias para a simulação da Conferência das Partes (COP). Essas aulas foram fundamentais para nosso êxito e uma experiência ainda mais enriquecedora. Um agradecimento especial ao professor Riani Rhiani que demonstrou maestria sobre o tema ao dar aulas precisas e ainda se disponibilizou a fazer reuniões individuais com cada um de nós, que se provaram essenciais para nossa compreensão do tema. Agradecemos imensamente por todo o apoio e ensinamentos”, disse Thais Carreira.
Já o aluno Henrique Torezani, que participou pela 2ª vez da MiniCOP, contou que “Geopolítica é um tema que sempre me atraiu, e as questões climáticas são cada vez mais evidentes e difíceis de ignorar, então, conhecer pessoas engajadas na mesma matéria e tratar sobre o assunto foi de fato gratificante e uma chance muito boa de me aproximar com o tema e pessoas da área”, disse.
Falando da temática do evento, a aluna Flavia Sipolati completou: “As simulações geopolíticas oferecem uma oportunidade de compreender, de forma prática, o Direito Internacional. Esses eventos promovem uma troca dinâmica de ideias e incentiva a colaboração entre os participantes, a fim de defenderem a política externa de cada país e alcançarem acordos de colaboração internacional. Enquanto ambiente diplomático, demonstra a importância da cooperação internacional”, disse.
Por fim, a aluna Sarah de Souza Araújo, descreveu que “receber a Menção honrosa da MiniCOP pelo desempenho na simulação foi emocionante, tendo em vista o nível de complexidade do tema e o esforço em articular oratória, posicionamento e liderança, argumentação e apresentação dos dados! Confesso que estou muito feliz e satisfeita por ter ganhado a menção, porque apesar de almejar me surpreendi com esse reconhecimento, principalmente, por estar em meio a tantos colegas talentosos e por ter sido a única delegada representando a Alemanha, um país protagonista nas questões climáticas, fato que exigiu muito estudo e atitude. Assim, estar entre os 10 delegados destaques, em meio a 74 delegados participantes, é emocionante e demonstra o quanto nos esforçamos e nos identificamos com a causa!! A menção honrosa é uma forma de reconhecer todo esse esforço e coragem de posicionamento diante de tantas pessoas a fim de discutir e elaborar soluções para a crise climática!”, disse.