NOTÍCIAS

Alunos se destacam na MiniCOP, evento simulado da Conferência da ONU

Um grupo formado por 12 alunos da FDV, alguns deles membros das organizações estudantis: Sociedade de Debates (SD) e Liga de Direito Internacional (Ladin) participou, entre os dias 13 e 15 de setembro de 2024, da MiniCOP, um evento simulado de uma Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas.

O projeto do Governo do Espírito Santo, realizado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, oportunizou a simulação de um acordo multilateral para financiar soluções e estabilizar o aquecimento global. Participaram ao todo, 74 jovens do Espírito Santo, tendo alguns deles, se destacado ao ponto de receber menções honrosas por suas atuações.

Essa foi a 2ª edição da MiniCOP, que aconteceu no Palácio Anchieta, e teve como tema: “Roteiro para a Missão 1.5 – Financiando Soluções para estabilizar o aquecimento global”. O evento contou com a presença do governador do ES, Renato Casagrande.

O objetivo foi possibilitar aos jovens a oportunidade de experienciar de forma imersiva as complexas discussões sobre políticas ambientais e mudanças climáticas. Além de estimular o desenvolvimento de habilidades de relacionamento, diálogo, argumentação, oratória e gerência do imprevisto. 

Participaram alunos do 1º ao 10º período da FDV. São eles:

Ana Abreu (1ºEM)

Julia Alves (1ºEM)

Larissa Cremasco (2º⁠AM)

⁠Luana Fernandes (2º⁠BM)

Thais Carreira (2º⁠AM)

Flavia Sipolati (6ºBM)

⁠Maria Alyce de Jesus (6ºBM)

⁠Sofia Bastos de Vasconcelos (6ºBM)

⁠Clarice Caiado (7ºEM)

⁠Sarah de Souza Araujo (7ºEM)

Henrique Torezani (8ºAM)

Alessany Soterio (10ºCM)

Se destacaram e receberam reconhecimento com menções honrosas os alunos abaixo que contaram um pouquinho de como foi a experiência.

“Gostaria de expressar nossa sincera gratidão à FDV pela valiosa oportunidade de participar das aulas preparatórias para a simulação da Conferência das Partes (COP). Essas aulas foram fundamentais para nosso êxito e uma experiência ainda mais enriquecedora. Um agradecimento especial ao professor Riani Rhiani que demonstrou maestria sobre o tema ao dar aulas precisas e ainda se disponibilizou a fazer reuniões individuais com cada um de nós, que se provaram essenciais para nossa compreensão do tema. Agradecemos imensamente por todo o apoio e ensinamentos”, disse Thais Carreira.

Já o aluno Henrique Torezani, que participou pela 2ª vez da MiniCOP, contou que “Geopolítica é um tema que sempre me atraiu, e as questões climáticas são cada vez mais evidentes e difíceis de ignorar, então, conhecer pessoas engajadas na mesma matéria e tratar sobre o assunto foi de fato gratificante e uma chance muito boa de me aproximar com o tema e pessoas da área”, disse.

Falando da temática do evento, a aluna Flavia Sipolati completou: “As simulações geopolíticas oferecem uma oportunidade de compreender, de forma prática, o Direito Internacional. Esses eventos promovem uma troca dinâmica de ideias e incentiva a colaboração entre os participantes, a fim de defenderem a política externa de cada país e alcançarem acordos de colaboração internacional. Enquanto ambiente diplomático, demonstra a importância da cooperação internacional”, disse.

Por fim, a aluna Sarah de Souza Araújo, descreveu que “receber a Menção honrosa da MiniCOP pelo desempenho na simulação foi emocionante, tendo em vista o nível de complexidade do tema e o esforço em articular oratória, posicionamento e liderança, argumentação e apresentação dos dados! Confesso que estou muito feliz e satisfeita por ter ganhado a menção, porque apesar de almejar me surpreendi com esse reconhecimento, principalmente, por estar em meio a tantos colegas talentosos e por ter sido a única delegada representando a Alemanha, um país protagonista nas questões climáticas, fato que exigiu muito estudo e atitude. Assim, estar entre os 10 delegados destaques, em meio a 74 delegados participantes, é emocionante e demonstra o quanto nos esforçamos e nos identificamos com a causa!! A menção honrosa é uma forma de reconhecer todo esse esforço e coragem de posicionamento diante de tantas pessoas a fim de discutir e elaborar soluções para a crise climática!”, disse.

Leave a Comment