No dia 20 de agosto de 2024, em Brasília/DF, durante a abertura do II Congresso de “Pesquisa Judiciária, Estatística e Ciência de Dados da Justiça do Trabalho”, foi lançado o volume 10 da Coleção Estudos ENAMAT, intitulado “Justiça, trabalho e transformação social: temas e agendas de pesquisa”, que entre os capítulos, traz a publicação do artigo intitulado: “A extensão como ponte para uma formação-cidadã dos estudantes de direito: a experiência do programa TJC na 17ª região em 2023”.
O artigo foi escrito em coautoria com os alunos da Graduação, Albimar Brêda da Silva Junior e Eduardo Bras Valandro; com a doutoranda, juíza do TRT 17 e Coordenadora Nacional do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania da ANAMATRA, Rosaly Stange Azevedo; e com a professora Gilsilene Passon, líder do Grupo de Pesquisa do Programa de Mestrado e Doutorado – PPGD FDV “Invisibilidade social e energias emancipatórias em Direitos Humanos”, dos quais os alunos fazem parte e desenvolveram o artigo.
O artigo publicado é um testemunho do impacto positivo do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), realizado em parceria com instituições como o Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (ES), a Secretaria Municipal de Educação de Vila Velha, a FDV, a OAB/ES e o MPT17, que tem como objetivo promover a formação cidadã dos estudantes, aproximando-os da realidade social e desenvolvendo o olhar sensível aos direitos e garantias fundamentais.
De acordo com um dos autores, o aluno da Graduação Albimar, iniciativas como essa podem incentivar a formação de profissionais mais conscientes e preparados para atuar em prol da justiça e dos direitos humanos. “A participação ativa dos estudantes no TJC e a publicação de suas experiências e reflexões em uma obra coletiva demonstram o valor inestimável de projetos de extensão. Eles não apenas enriquecem o currículo acadêmico, mas também proporcionam uma vivência prática que complementa e aprofunda o aprendizado teórico adquirido em sala de aula. Assim, os projetos de extensão têm desempenhado um papel crucial na formação de futuros profissionais comprometidos com a justiça social”, disse.
Além do ES, a iniciativa da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA) tem sido implementada em diversas regiões do país.