Um júri simulado sobre o livro “O caso dos exploradores de cavernas” foi tema de uma atividade com alunos do 1º período, na disciplina de História, Cultura e Instituições do Direito, ministrada pela professora Gilsilene Passon.
A atividade consistiu numa simulação de um julgamento do Tribunal do Júri baseado no livro e segundo a professora Gilsilene Passon, foi muito importante para os estudos em sala de aula.
“Nas aulas que antecederam a atividade, estudamos a história da criação do Tribunal do Júri no Brasil, os argumentos favoráveis e contrários à existência de tal instituição em nosso sistema jurídica, as etapas de funcionamento dos processos de competência do tribunal do júri”, disse.
Além disso, os alunos já tinham realizado uma visita ao Fórum de Cariacica onde tiveram a oportunidade de assistir a uma sessão do júri, e de acordo com a professora Gilsilene, oportunizou a simulação do caso baseado no livro com mais riqueza de detalhes.
Para tornar a atividade simulada ainda mais real, os alunos realizaram os debates divididos em grupos de defesa e acusação, além grupo de jurados.