NOTÍCIAS

Congresso de Bioética recebeu principais nomes da área do Brasil e do mundo

De 27 a 29 de setembro de 2023, Vitória sediou o XV Congresso Brasileiro de Bioética, que trouxe para a capital do Espírito Santo os principais nomes da Bioética brasileira, latino-americana e mundial.

Mais de 450 pessoas de todo o país prestigiaram o evento na capital capixaba, que teve como tema: “Bioética e Direitos Humanos em um mundo em crise”. Realizado pela Sociedade Brasileira de Bioética (SBB), presidida pela professora Elda Bussinguer, que também coordena o Programa de Mestrado e Doutorado da FDV., o evento aconteceu durante três dias, no campus da FDV.

A abertura oficial foi no auditório do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-17ª Região) reunindo além da professora Elda Bussingiuer; o Secretário de Ciência e Tecnologia, Bruno Lamas; o Subsecretário de Estado de Planejamento e Transparência da Saúde, José Tadeu Marino; a Desembargadora Diretora da Escola Judicial do TRT, Ana Paula Tauceda Branco; o Secretário Executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger Barbosa; o Diretor Acadêmico da FDV, Ricardo Goretti; e o Diretor presidente da Cesan, Munir Abud de Oliveira.

A solenidade foi aberta pela orquestra da FAMES, e teve a conferência inicial da professora Maria do Céu Patrão Neves, presidenta do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (Portugal).

Além dela, o evento contou com uma vasta programação com conferências, minicursos, grupos de trabalho, mesas-redondas, lançamento de livros e apresentação de trabalhos e pesquisas.

Vale destacar nomes importantes que marcaram o evento como os congressistas: Swedenberger do Nascimento Barbosa, secretário executivo do Ministério da Saúde; Débora Diniz, professora da UnB e do Centro de Estudos Avançados de Berlim; Edilene Lôbo, ministra substituta do TSE e Volnei Garrafa, coordenador da Cátedra UNESCO de Bioética.

“O CV Congresso Brasileiro de Bioética oportunizou o encontro de bioeticistas de todo o Brasil e de outros países do mundo que puderam dialogar acerca dos caminhos bioéticos possíveis para o enfrentamento das crises e dilemas éticos que colocam em risco o futuro da humanidade”, disse professora Elda Bussinguer.

Em uma noite de confraternização, a Banda de Congo Panela de Barro, de Goiabeiras, Vitória, se apresentou e contagiou a todos os presentes, de várias partes do Brasil, com uma apresentação cultural tradicionalmente capixaba.

Leave a Comment