A coordenadora do Programa de Mestrado e Doutorado – PPGD FDV, professora Elda Bussinguer, é a nova presidente da Sociedade Brasileira de Bioética – SBB para a Gestão 2021-2023. Também estão na diretoria as doutorandas Shayene Machado Salles e Maristela Lugon.
Os novos membros da Diretoria foram apresentados em Assembleia Virtual no dia 15 de outubro de 2021. Na abertura de seu discurso de posse, a professora Elda destacou:
“Quis o destino que nossa posse acontecesse em um dia de tantas e importantes significações – 15 de outubro – Dia das Professoras e dos Professores.
A beleza da educação em seus plurisignificados nos aproxima e compromete.Dirão alguns: mas não somos todos professores aqui.
E eu lhes direi: devemos, na SBB, seja na condição de diretoria, seja de associados, assumir o comprometimento de mestres para a construção de um mundo mais ético, mais amoroso e mais plural.
A Bioética, um campo do saber ainda em processo de construção, estruturação e aperfeiçoamento, está sendo lapidada a muitas mãos, de forma a erigir uma teoria do conhecimento que tenha como valor epistêmico o homem em sua grandeza e dignidade.
Estamos fazendo parte desse momento histórico de construção das bases e do reconhecimento da Bioética não apenas para a ciência mas, sobretudo, para a sociedade.
A educação se impõe como condição de responsabilidade e termos que nos comprometer com ela em nossos projetos e ações à frente da SBB”.
O discurso completo pode ser conferido no site da SBB no link a seguir: https://www.sbbioetica.org.br/Noticia/1078/Discurso-de-posse-de-Elda-Bussinguer-presidenta-eleita-da-Sociedade-Brasileira-de-Bioetica-SBB-para-a-gestao-2021-2023