A coordenadora do Programa de Mestrado e Doutorado – PPGD FDV., Elda Bussinguer, recebeu na última segunda-feira, 26 de agosto de 2024, no salão São Tiago, no Palácio Anchieta, em Vitória, a 20ª edição do Prêmio Dom Luís Gonzaga Fernandes.
O Prêmio é concedido anualmente a pessoas e instituições que desenvolvem atividades que contribuem ou tenham contribuído de forma relevante para a construção de uma nova realidade e justiça social.
A cerimônia foi uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH). Professora Elda recebeu a homenagem das mãos do Governador do Estado, Renato Casagrande. O diretor acadêmico da FDV, Ricardo Goretti, também prestigiou o evento e a professora Elda.
O Prêmio Dom Luís Gonzaga Fernandes foi criado em 2004 pela Lei Estadual nº 7.844. Até hoje já foram concedidas 90 homenagens entre pessoas e instituições. As indicações são realizadas por uma comissão organizadora do prêmio e validadas pelo Governador.
Ao receber a homenagem, professora Elda destacou: “o Prêmio oferece a oportunidade de homenagear e reconhecer os que se dedicam à justiça social, ao respeito pelos direitos humanos e à proteção do meio ambiente. Este reconhecimento é especialmente significativo para mim como pesquisadora em Bioética e em Direitos Humanos, e para o nosso Programa de Mestrado e Doutorado em Direitos e Garantias Fundamentais da FDV, que visa promover e defender esses valores essenciais,” disse.
A cerimônia foi transmitida pelo Youtube, e está disponível no link a seguir, https://www.youtube.com/live/BQhGqYJjjDE?si=Y09AwxAdH5gxkvlx
No último dia 27 de agosto, professora Elda, que também é colunista de A Gazeta, também publicou um artigo de opinião sobre o tema. O texto está disponível no link a seguir, https://www.agazeta.com.br/colunas/elda-bussinguer/premio-dom-luiz-gonzaga-inspiracao-para-a-luta-por-uma-sociedade-mais-justa-0824
Saiba quem foi Dom Luís Gonzaga Fernandes
Dom Luís Gonzaga Fernandes nasceu em 24 de agosto de 1926, no Estado do Rio Grande do Norte, e foi ordenado sacerdote em 08 de dezembro de 1950, em Roma, e, em 05 de dezembro de 1965, durante o encerramento do Concílio Vaticano II, também em Roma, foi sagrado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Vitória/ES. Permaneceu 15 anos no Espírito Santo e se destacou por sua atuação no fortalecimento e florescimento das Comunidades Eclesiais de Base (CEB`s), sustentadas pela opção preferencial pelos pobres, pela defesa da vida e da dignidade humana. Em 1981. foi transferido para a Diocese de Campina Grande/PB, tendo atuado como Bispo Titular até 2001. Faleceu em 04 de abril de 2003, na Paraíba.