A Coordenadora do Programa de Mestrado e Doutorado – PPGD/FDV, Elda Bussinguer, participou do 2º Encontro de Grupos de Pesquisa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, nos dias 15 e 16 de maio de 2024.
A professora Elda Bussinguer é orientadora de trabalhos e uma das coordenadoras da linha de pesquisa Inclusão e Diversidade da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do TSE.
O encontro, promovido pela EJE, foi realizado no auditório do TSE e reuniu pesquisadoras e pesquisadores com o objetivo de apresentar resultados preliminares de investigações científicas com soluções para problemas de interesse da Justiça Eleitoral.
O evento foi conduzido pelo Diretor da EJE e Ministro do TSE, Floriano de Azevedo Marques, pela Ministra Edilene Lôbo, que é pós-doutora pela FDV, e pelo professor Rogério Arantes, da Universidade de São Paulo (USP).
Durante os dias do encontro, os grupos trabalharam em mesas temáticas, divididos em quatro linhas de pesquisa que refletem os maiores desafios da Justiça Eleitoral atualmente: governança eleitoral, partidos políticos, democracia em redes e inclusão e diversidade.
A iniciativa do encontro foi da EJE-TSE em conjunto com a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP/TSE), com a Assessoria de Inclusão e Diversidade (AID/TSE) e com instituições acadêmicas e de pesquisa, entre elas a FDV.
1º encontro
No mês de março, a coordenadora Elda Bussinguer, já havia participado do 1º encontro de pesquisadoras e pesquisadores da Justiça Eleitoral com o objetivo de fomentar investigações científicas para propor soluções a problemas de interesse da Justiça Eleitoral (JE). A ministra da Corte Eleitoral, Edilene Lôbo, que é egressa do pós-doutorado da FDV, conduziu os trabalhos.