A coordenadora do Mestrado e Doutorado – PPGD Elda Bussinguer r a doutora pela FDV Juliana Costa Zaganelli lançaram a obra “Informação em Saúde e Proteção de Dados”, uma pesquisa realizada no âmbito da tese de doutorado e do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Políticas Públicas, Direito à Saúde e Bioética (Biogepe), que contou com o apoio da Fapes e do CNPq.
Publicada pela Editora Tirant, a obra aborda as complexas interações entre tecnologia, inovação e o direito à saúde, com foco nas implicações do uso de tecnologias emergentes, como big data e inteligência artificial, na gestão de dados de saúde, com destaque para os temas:
• Fragmentação dos Sistemas de Informação em Saúde no Brasil.
• Discriminação Algorítmica e Vigilância.
• Regulação de Dados e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
• Modelos de Governança Digital e Compartilhamento de Dados.
Com uma abordagem crítica, o livro propõe reflexões sobre os desafios éticos, legais e sociais da transformação digital no setor da saúde pública no Brasil. O objetivo é fomentar um debate profundo sobre a construção de um sistema de saúde mais seguro, ético e inclusivo, alinhado com os direitos fundamentais dos cidadãos.
O livro “Informação em Saúde e Proteção de Dados” já está disponível para aquisição e pode ser acessado pelo link: https://editorial.tirant.com/br/libro/informacao-em-saude-e-protecao-de-dados-juliana-costa-zaganelli-9786559089291