COMISSÃO PRÓPRIA
DE AVALIAÇÃO - CPA
AVALIAR PARA
EVOLUIR
CPA
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é um órgão avaliativo e propositivo, que atua com autonomia em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados existentes. Composta por representantes de todas as categorias que integram a comunidade acadêmica mais um representante da sociedade civil organizada, a Comissão possui diversas frentes de atuação que buscam produzir informações relevantes para o direcionamento da gestão da instituição, como é o caso da Avaliação Institucional. Pautada pela transparência, a CPA atua com ampla divulgação, seja da sua composição, seja das suas atividades.
COMPETÊNCIAS
CPA
À CPA, observada a legislação pertinente, compete:
I. Conduzir os processos de avaliação interna;
II. Desenvolver sistemática de acompanhamento, controle e avaliação voltados para a produtividade e para a qualidade do ensino ministrado;
III. Sistematizar e prestar informações relativas à avaliação interna no âmbito do Sistema Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Superior (SINAES);
IV. Elaborar e analisar relatórios e pareceres e encaminhar às instâncias competentes;
V. Desenvolver estudos e análises visando o fornecimento de subsídios para a fixação, aperfeiçoamento e modificação da política de avaliação institucional;
VI. Propor projetos, programas e ações que proporcionem a melhoria do processo avaliativo institucional.
ATIVIDADES
CPA
Planejamento e definição dos elementos de avaliação
Autoavaliação com a Participação do corpo social da FDV
Análise e divulgação
dos resultados
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
CPA
A Avaliação Institucional na FDV tem como objetivo central a melhoria contínua do processo de aprendizagem, destacando padrões de excelência que possam direcionar as decisões estratégicas e operacionais da instituição, condicionando sempre atitudes eminentemente proativas e consistentes para com o sistema organizacional.
A atividade de autoavaliação consta do calendário acadêmico da FDV desde o ano de 2000 – portanto, bem antes das atuais exigências legais. Após análise, os resultados são amplamente divulgados com apresentação pública para a comunidade acadêmica no auditório da instituição.
Na análise, a CPA emite relatórios circunstanciados indicando as necessidades de melhorias frente aos resultados obtidos. Essas informações são utilizadas para gerar ações acadêmico-administrativas.
Esse processo avaliativo é sustentado por outros objetivos importantes:
- garantir um processo de autoavaliação com transparência;
- participação sobre o que faz a FDV;
- estabelecer um contraponto entre a missão, os objetivos e as ações que efetivamente são desenvolvidas na busca de uma qualidade acadêmica;
- fornecer estudos e orientações que subsidiem o processo de planejamento e a implementação de medidas que conduzam à execução de um projeto acadêmico socialmente legitimado e relevante quanto à sua repercussão junto à comunidade interna e à sociedade em geral;
- identificar fragilidades e acertos com vista ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), aos Projetos Pedagógicos dos cursos e ao Regimento Geral.
Do ponto de vista da administração da FDV, a melhoria da qualidade de suas ações tem como uma de suas prioridades a implementação das avaliações como processo sistemático, formativo e democrático que favoreça o exercício da cidadania e o aperfeiçoamento do desempenho institucional e dentre as estratégias, a avaliação institucional é uma delas.
PROCESSO AVALIATIVO
CPA
Construção dos elementos de avaliação
O Instrumento de avaliação da FDV, disponibiliza de forma eletrônica para os docentes, discentes e corpo técnico-administrativo após constante conscienteização de importancia, aborda os seguintes quesitos: (1) Avaliação da instituição pelos Discentes; (2) Avaliação da instituição pelos Docentes; (3) Avaliação da instituição pelo corpo técnico-administrativo.
Avaliação e divulgação dos resultados
Depois de obtidos os dados das dimensões avaliadas, a CPA efetua uma primeira análise e emite relatório analítico sobre a etapa cumprida. A CPA compartilha os dados com Diretores e Coordenadores e é desenvolvido um fórum de discussão com as partes envolvidas, com objetivo de aprofundar a análise, identificar causas e efeitos e produzir soluções de melhoria (quando for o caso). As propostas de melhorias são lançadas como ações no Planejamento Estratégico do ano seguinte.
Devolutivas
As devolutivas acontecem em 3 momentos:
Aos docentes: em reunião geral de professores, sempre realizada na oportunidade da abertura do semestre seguinte ao da realização da avaliação.
Aos discentes: em sessões realizadas no auditório da instituição, realizadas em cinco oportunidades, sendo três no período matutino e duas no noturno.
Ao corpo técnico-administrativo: em reunião geral, sempre realizada na abertura do semestre seguinte ao da realização da avaliação.
COMPOSIÇÃO ATUAL
CPA
São diretrizes da CPA: ter em sua composição a participação de um membro, indicado pela diretoria, de todos os segmentos da comunidade acadêmica (docente, discente e técnico-administrativo) e de um representante da sociedade civil organizada, ficando vedada à existência de maioria absoluta por parte de qualquer um dos segmentos representados; realizar ampla divulgação de sua composição e de todas as suas atividades.
Corpo Diretivo
Ricardo Goretti Santos
Corpo Docente
Francisca Jeane Pereira da Silva Martins
Corpo Discente
Thiago de Oliveira Frizera
Corpo Técnico-Administrativo
Ana Luiza Alvarenga Pereira
Sociedade Civil Organizada (OAB/ES)
Regina Maria Santos Murad
Período de Mandato da CPA 16/01/2019 a 16/02/2022
Ato de designação da CPA
Portaria nº 02/2019 segmentos representados; realizar ampla divulgação de sua composição e de todas as suas atividades.