A 50ª edição do projeto Café, Direito e Literatura, realizada no último dia 10 de novembro de 2023, movimentou o Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha. A obra escolhida para o debate foi o “Futuro Ancestral”, de Ailton Krenak.
O encontro comemorativo contou com a participação especial do Cacique Marcelo (Wera Djekupe), membro do Povo Guarani e representante dos povos indígenas, além do professor Nelson Camatta Moreira, coordenador do Projeto do Café, da coordenadora da Graduação, Ivana Bonesi, da professora e coordenadora da Especialização, Alessandra Albuquerque, além de diversos alunos de todos os níveis de ensino da FDV, além de público externo.
O Café, Direito e Literatura é um projeto de extensão que foi iniciado na FDV em 2008 sob a coordenação do professor Nelson Camatta Moreira. A cada encontro, o objetivo é promover discussões que aprofundem as interfaces entre o Direito e a Literatura, produzindo reflexões acerca da capacidade da narrativa literária de auxiliar os juristas na tarefa de compreender/interpretar/aplicar o direito, relacionado a ficção e a realidade social e jurídica.