O resultado da edição 2022 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – o tão conhecido ENADE – foi divulgado na última terça-feira, 31 de outubro, pelo Ministério da Educação (MEC).
Mais uma vez, a Faculdade de Direito de Vitória (FDV) alcançou conceito 5, o máximo na escala avaliativa deste indicador que é um dos mais importantes do ensino superior brasileiro.
Aplicado em estudantes em fase de conclusão da graduação, o objetivo do ENADE é mensurar a qualidade da formação que os cursos brasileiros estão proporcionando por meio da verificação do nível de conhecimento dos profissionais que chegam ao mercado de trabalho naquele momento.
“É sempre motivo de grande orgulho pra gente ver o desempenho desses alunos – agora já egressos – referendar o nosso trabalho, mostrando que por mais que a gente se renove e inove conforme a evolução dos tempos, conseguimos nos manter eficazes na construção de uma sólida base de conhecimentos jurídicos”, comenta o diretor acadêmico da FDV, Ricardo Goretti.
O último ENADE que avaliou os cursos de Direito havia acontecido em 2018, e a FDV também conquistou conceito máximo na ocasião. Para a coordenadora do curso, professora Ivana Bonesi, o resultado da edição de agora é especialmente importante por retratar uma realidade pós-pandêmica.
“Estamos falando de estudantes que atravessaram a pandemia da covid-19 durante uma fase importante de maturação das suas formações. Olhar para esse resultado e ver que eles venceram em um contexto mais difícil que o normal mostra que eles de fato têm as ferramentas para vencer no mundo profissional e na vida”, afirma.
Nosso processo seletivo para 2024-1 está com inscrições abertas. Saiba mais em nossa página, https://graduacao.fdv.br/