Os alunos da Atlética da FDV foram campeões em diversas modalidades dos Jogos das Atléticas do Espírito Santo (JAES 2023). Os atletas subiram no pódio nas modalidades basquete masculino e feminino, no beach tênis feminino e no futvôlei feminino. Além disso, conquistaram também o 2º lugar no poker.
Todas as disputas foram bem acirradas, reunindo pelo menos 18 times de atléticas capixaba e de todo o Brasil.
No basquete masculino os embates das quartas, semi e final foram contra os times Panteras, Direito Ufes e Unisales. Já no basquete feminino, as disputas foram contra o Direito Ufes e os Doutrinadores (UFF – Macaé).
Os times de basquete da Atlética da FDV têm como treinadora Fernanda Dutra Lima, a Fefeu, que compôs a Seleção Brasileira Feminina de Basquete 3×3 – Sub 18, como auxiliar técnica nas fases de treinamentos preparatórias para a participação na FIBA 3X3 World Cup deste ano.
Ao falar da vitória e fazer um balanço do ano, o capitão do time masculino Mathiello Tannure de Barros, contou que “os Jogos das Atléticas do Espírito Santo (JAES) coroou o bom ano de 2023 que teve o basquete masculino e feminino da Faculdade. Apesar de disputarmos campeonatos Universitários por uma Faculdade de apenas um curso, tivemos 4 títulos 2 vices campeonatos e estamos liderando a Copa OAB que deve se encerrar ainda este mês. Embora tenha sido uma crescente, se comparada ao ano passado, não me surpreende, afinal, os resultados foram frutos de bastante trabalho e dedicação, tanto dos atletas, que embora estudem, estagiem e trabalhem, conseguiram treinar e render muito bem dentro de quadra; quanto da treinadora Fernanda, que com seu longo currículo, fez um ótimo ano tanto pela FDV quanto por outras equipes e consequentemente foi convocada para integrar a comissão técnica da Seleção Brasileira 3×3”, disse. Mathiello também foi o atleta da FDV que conquistou o 2º lugar no poker.
Já Clara Campos, líder do time feminino contou que “comemorar essa vitória e levantar nosso primeiro troféu tem um valor enorme para nós. Nós superamos desafios, nos apoiamos enquanto time e, acima de tudo, nos divertimos muito! Foi incrível ver a evolução do time dentro de quadra, ao longo dos quartos do jogo e nos poucos segundos de tempo que tínhamos para ajustar mudanças na defesa e no ataque… Nada disso teria acontecido sem o apoio de uma técnica como a Fefeu, que, acima de tudo, confiou em nós e nos fez acreditar que somos capazes. Além disso, não deixo de citar o valor de desenvolver uma disciplina no esporte e como isso faz grande diferença na disciplina que temos também em sala de aula. Essa conquista sem dúvidas inspira outras alunas a participarem e alcançarem novas medalhas e troféus para nossa casa FDV! Que venham os próximos!”, incentivou.
Continuando o registro de como foram as disputas, no beach tênis feminino, as atletas da FDV venceram após um jogo disputado do começo ao fim contra a Unisales. “É com muita alegria que comemoramos levar o primeiro troféu de Beach Tennis para a AAFDV e a FDV em si. Destaco que, sem minha dupla admiravelmente dedicada, Amanda Robers, e sem o apoio dos alunos Guilherme Pozzato e Thiago Escossia, entre outros membros da Atlética, sempre interessados em proporcionar esse retorno pra faculdade e a oportunidade aos alunos de se destacarem de forma diversa da acadêmica, não teríamos chegado tão longe! É sempre um orgulho representar a instituição, e por isso, somos sempre gratos!”, disse a atleta Maria Eduarda Faeti.
No futevôlei feminino, as atletas da FDV tiveram dois grandes embates, a semi contra a Unisales e a final contra os Doutrinadores (UFF – Macaé). “Foi uma experiência incrível! Amamos participar do nosso primeiro campeonato de futevôlei, ficamos muito felizes com a vitória, mas o JAES foi muito além disso, toda a experiência foi incrível!”, contou Gabriela Aguiar.