Em 18 de setembro de 1995, a FDV era fundada com um propósito claro: inovar na formação de profissionais do Direito. Um projeto diferenciado, que rapidamente mostrou resultados e cresceu, construindo o que seria uma das comunidades jurídicas mais respeitadas do país.
Ao completar 25 anos, reafirmamos o nosso compromisso de formar profissionais de excelência e cidadãos conscientes de seu potencial transformador na sociedade. É uma construção permanente, que a cada ano se reflete com indicadores e premiações, que se tornaram consequência de um ambiente onde o Direito não para.
Nesse momento de celebração, vamos relembrar um pouco dessa história que é de cada um que fez e faz parte da instituição de alguma forma: alunos, professores, colaboradores, parceiros.
Da inquietação, nasce um projeto arrojado
A FDV surge na década de 90, período de intensas discussões sobre a reformulação do ensino jurídico no Brasil, já com um projeto pedagógico arrojado: construir uma instituição sem barreiras para inovar, reunindo práticas educacionais modernas, flexível e aberta para se reinventar sempre que fosse preciso.
A partir das suas vivências como advogado e professor, e entusiasmado pelas discussões do momento, Antonio Abikair decidiu transformar sua visão do que seria a melhor formação jurídica em um projeto do curso perfeito – ou “ideal” na sua perspectiva.
Em 1995, teve início o curso de Graduação em Direito da FDV. Em um fato até então inédito no país, o curso alcançou o reconhecimento do MEC ainda no seu terceiro ano de funcionamento, antes mesmo de ter sua primeira uma turma formada.
A excelência do projeto FDV avançou rapidamente, e no ano de 1996, A FDV passou a ofertar cursos de Especialização. Investindo em um ensino especializado, pautado pelo total entrosamento com seus professores, a FDV foi ganhando destaque nacional e aos poucos se consolidou como um centro de referência em formação jurídica.
A Excelência levou ao stricto sensu
Em 2002, em mais uma iniciativa pioneira, a FDV iniciou o primeiro Mestrado em Direito autorizado pela CAPES no Espírito Santo, na área de concentração dos Direitos e Garantias Fundamentais. O acúmulo de boas avaliações e a produção científica constante e de alto nível levou a CAPES a aprovar o Doutorado em 2011 e o Pós-Doutorado em 2018, até hoje únicos no Estado capixaba.
Essa reputação vem sendo construída há mais de duas décadas com a manutenção de um desempenho acadêmico de alto nível que trouxe projeção nacional consolidada pelas conquistas, ambiente especializado, corpo docente altamente qualificado e atuação de destaque dos profissionais formados que conquistaram diversas áreas em terras capixabas, no Brasil e no mundo.
Desempenho de alto nível
Além de ser a única instituição particular no país a ter conquistado todas as edições do selo OAB Recomenda, em 2020 a FDV foi comprovada como a instituição particular brasileira com maior média de aprovação nos Exames da OAB (informação do estudo Exame de Ordem em Números – Volume IV, produzido e divulgado pela Fundação Getúlio Vagas e pelo Conselho Federal da OAB).
São inúmeras as conquistas, mas para além do sucesso acadêmico, uma equipe docente, pedagógica e administrativa, trabalha engajada, apoiando no processo de escolha das melhores estratégias de formação, de abordagem de conteúdo e metodologias que potencializam o ensino com o selo FDV em qualquer nível de ensino.
“Esse trabalho faz com que a formação recebida na FDV vá além dos conhecimentos jurídicos, desenvolvendo competências e habilidades essenciais para formar um profissional completo que imprimem na sociedade e nas instituições nas quais trabalham, as marcas da identidade FDV. Comemorar 25 anos é compartilhar nossa história com todos aqueles que, de alguma forma, acompanharam o nosso projeto e nos ajudaram a ser o que somos hoje, um lugar onde o Direito Não Para!”, Antonio Abikair, diretor geral da FDV.