Mais uma vez a Faculdade de Direito de Vitória – FDV conquistou o conceito máximo no Índice Geral de Cursos (IGC), principal indicador institucional do Inep/MEC para avaliação do desempenho de Instituições de Ensino Superior.
O IGC é construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. Assim, sintetiza em um único indicador – utilizando faixas de conceito de 1 a 5 – a qualidade de todos os cursos de graduação e pós-graduação da mesma instituição de ensino.
No IGC 2019, divulgado neste 23 de abril de 2021, a FDV repetiu o conceito máximo que havia conquistado no ciclo anterior (IGC 2018), apontando ainda um aumento no chamado “IGC contínuo”, média proveniente do cálculo direto de todas as variáveis do índice.
Sobre o IGC
O IGC considera inúmeros aspectos relacionados à infraestrutura, recursos didáticos e corpo docente. Sua produção cabe ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
O índice leva em conta os resultados de diversos outros processos avaliativos, como o Conceito Preliminar de Cursos (CPC) e os conceitos dos programas de pós-graduação de cada IES.
Somente o CPC é composto por critérios como instalações e infraestrutura, recursos didáticos, percentual de doutores, percentual de professores com tempo integral, além de computar outros indicadores como o ENADE e o IDD.
“O IGC é um índice complexo na sua própria essência, que é produzir um número único que expresse o resultado de uma ampla e criteriosa avaliação do desempenho de uma IES. Daí porque alcançar o resultado máximo nos orgulha profundamente e nos motiva a seguir investindo energia em uma melhoria contínua”, afirma Ricardo Goretti, coordenador do curso de graduação em Direito da FDV.
Professor Goretti destaca também a importância do desempenho dos estudantes para essa aferição de qualidade institucional. “O ENADE tem uma contribuição fundamental para o cálculo do IGC, de modo que não é exagero afirmar que a FDV conquistar o conceito máximo é também uma consequência do desempenho de seus estudantes”.
Excelência em todos os níveis
Já há alguns anos entre os mais bem avaliados do Brasil, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito (PPGD) da FDV certamente vem contribuindo de maneira importante para o sólido crescimento nos processos avaliativos perante o MEC.
“A FDV tem a excelência acadêmica em seu DNA. É assim na graduação, é assim na especialização e da mesma forma acontece com o mestrado e o doutorado. Um índice como o IGC, que observa a instituição por partes, mas também em sua totalidade, valida não só a presença da qualidade acadêmica, mas a dinâmica de interação entre os níveis de ensino e o que isso produz em termos de contribuição para a área do conhecimento e para a sociedade como um todo”, explica a coordenadora do PPGD, Elda Bussinguer.
Em 2020, a FDV completou 25 anos de fundação com outro grande resultado. O relatório OAB em Números – Volume IV, produção conjunta da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do Conselho Federal da OAB, mostrou que a FDV possui a maior média de aprovação em Exames de Ordem do Brasil entre as IES particulares. No ranking geral, que considera também as IES públicas, a FDV aparece em 10º lugar – à frente de inúmeras federais, como UFRGS, UFBA, UFPR e UFAL.