Teve início na manhã de ontem, quinta-feira, dia 12, o evento on-line Direito e Atualidades, que marcou a abertura do segundo semestre letivo da FDV. O primeiro painel, com o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro e o professor Marcelo Zenkner, mediado pelo coordenador do curso de Direito da faculdade, Ricardo Goretti, abordou o tema “O papel do setor privado no combate à corrupção”.
Com objetivo exclusivamente de debate acadêmico, o evento começou com as boas-vindas do diretor geral da FDV, o professor Antonio Abikair, que enfatizou a tradição da FDV em promover aulas magnas. “Há anos realizamos a abertura dos nossos semestres letivos com as chamadas aulas magnas. Já trouxemos convidados de renome nacional e internacional para debater assuntos relevantes. Acreditamos que o Brasil precisa melhorar e não podemos esperar, todos temos que participar. Daí a escolha do tema de hoje, de combate à corrupção, e de amanhã, sobre direitos e garantias fundamentais para a democracia”, comentou Abikair.
Em sua fala, Sergio Moro abordou a mudança nos últimos 30 anos da visão a respeito do papel do setor privado no combate à corrupção. “Pensávamos que competia ao Estado a prevenção ao crime, mas vemos cada vez mais indivíduos assumindo a linha de frente contra os ilícitos. É uma mudança cultural, um despertar do setor privado acerca das suas próprias responsabilidades”, disse Moro.
O convidado abordou a definição e os tipos de corrupção, as legislações de diversos países relacionadas ao tema, a importância das instituições, a falta de eficiência de governos corruptos, e a dificuldade de descobrir e punir tais atos. Lembrou ainda que o combate à corrupção não se faz por vingança, mas até com pesar, sendo um dever legal a afirmação da lei. “Devemos combater a corrupção não só por causa das consequências que hoje existem, mas porque é o certo a se fazer. O cidadão e as empresas não devem esperar o governo, cada um faz a sua parte”, concluiu o ex-ministro.
Na sequência, Marcelo Zenkner citou a similitude entre os índices de percepção da corrupção e do desenvolvimento humano no mundo e abordou como os sistemas de integridade das empresas avançaram nos últimos anos, e o desafio de evitar que eles sejam superdimensionados e gerem impeditismos nas organizações. Concluiu reforçando que integridade é diferente de perfeição. “Os íntegros erram tentando acertar”, falou Zenkner.
O evento foi encerrado após os convidados responderem algumas perguntas enviadas pelos alunos e pelo público externo participante.
O painel está disponível em nosso canal do Youtube, DireitoFDV: https://www.youtube.com/watch?v=cbD79qDpOnc
Próximo painel hoje
O evento Direito e Atualidades continua hoje, dia 13, às 19h, com o painel do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Ayres Britto e do juiz federal e professor da FDV Américo Bedê Júnior. O tema em questão será “Os direitos e as garantias fundamentais como um dos conteúdos diretamente constitucionais da democracia”. A transmissão será pelo canal do Youtube da FDV, DireitoFDV.