Alunos e professores do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Políticas Públicas, Direito à Saúde e Bioética – Biogepe do Programa de Mestrado e Doutorado (PPGD) e da Especialização em Gestão Pública, em parceria com o Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM, produziram um projeto que visa à implementação de um programa para cuidado e distribuição de itens básicos para as meninas em idade menstrual nas escolas da Rede Pública Municipal.
Desenvolvido pelos professores Elda Bussinguer (coordenadora do PPGD e do Biogepe), Horácio Augusto Mendes de Sousa (coordenador da Pós de Gestão Pública) e Diana Brandão Maia Mendes de Sousa (Pesquisadora do Biogepe e Mestre pela FDV), o projeto já tem exposição de motivos e texto completo para encaminhamento às Câmaras Municipais.
Intitulado “Dignidade íntima, políticas públicas e o direito fundamental à saúde e à educação das jovens em idade menstrual: uma proposta normativa para estados e municípios”, o projeto apresenta-se como importante instrumento, unificador da teoria e da prática, na implementação de políticas públicas para as mulheres.
Além disso, o tema também já esteve em pauta em uma das lives FDV AO VIVO dedicadas ao debate dos Direitos Fundamentais e da Gestão Pública e tratou da Dignidade íntima das meninas em idade menstrual. A série de lives é uma realização da Especialização em Gestão Pública da FDV em parceira com o Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Políticas Públicas, Direito à Saúde e Bioética (BIOGEPE), vinculado ao PPGD FDV, e acontece todas às quintas-feiras, às 11h, pelo instagram @direitofdv.