A FDV deu início, nesta quarta-feira, 23 de abril de 2025, ao projeto de extensão que será desenvolvido em parceria com a Transparência Capixaba, com o apoio do ES em Ação. A iniciativa busca mobilizar a sociedade para a fiscalização do poder público, com foco na transparência, participação cidadã, acesso à informação e combate à corrupção.
Voltado a estudantes de todos os períodos da Graduação em Direito, o projeto está com inscrições abertas para a seleção de voluntários avaliadores, entre estudantes universitários e graduados, que irão compor a equipe responsável pela etapa de avaliação cidadã do Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública 2025.
A apresentação foi conduzida por Natallie Cervieri, representante da Transparência Capixaba, e lotou o Auditório Alexandre Martins da FDV. Estiveram presentes as coordenadoras Ivana Bonesi (Graduação) e Elda Bussinguer (Pesquisa, Extensão e PPGD), que destacaram a importância da proposta para a formação cidadã e crítica dos alunos. O diretor acadêmico da FDV, professor Ricardo Goretti, também acompanhou o lançamento.
“Trata-se de uma experiência que une teoria e prática, aproximando os alunos de questões estruturantes da nossa democracia. É uma oportunidade valiosa de aprendizado e engajamento”, destacou a professora Ivana Bonesi.
“Projetos como esse mostram um poder transformador quando se conecta com a sociedade. A participação ativa dos nossos estudantes será fundamental para o sucesso da iniciativa”, disse a professora Elda Bussinguer.
Quem pode participar?
Estudantes e graduados do ensino superior, maiores de 18 anos.
Cronograma:
- Inscrições: até 25 de abril
- Capacitação dos voluntários: maio de 2025
- Avaliação dos municípios: junho a agosto
- Checagem e revisão dos dados: setembro
- Encerramento das atividades: outubro de 2025
- Carga horária: 4h semanais
Os voluntários receberão formação específica oferecida pela Transparência Capixaba e pela Transparência Internacional – Brasil, com base em metodologia reconhecida internacionalmente.
Sobre as instituições envolvidas
Transparência Capixaba: ONG fundada em 2001, sem vínculos político-partidários ou financiamento público, com atuação voltada à transparência pública, controle social técnico e combate à corrupção.
ES em Ação: Instituição do terceiro setor, apartidária, que mobiliza a classe empresarial capixaba em prol do desenvolvimento sustentável e da construção de uma sociedade mais justa.