A FDV marcou presença no HACK27, uma maratona de inovação para criação de soluções tecnológicas de desafios reais de empresas capixabas promovida pelo Hub Base27. Entre os participantes, representaram a FDV, os graduandos Vitor Casagrande, Gabriela Vieira Alves Pereira, Isadora Pires, Beatriz Elisa Roza e Maria Júlia Rosa de Souza, membros do Laboratório de Inovação Jurídica da FDV (LINOJUS).
Cada um deles esteve em uma equipe do Hack27, sendo que Maria Júlia Rosa de Souza, do 4º período da FDV, integrou a equipe vencedora do desafio da Empresa Grupo Águia Branca, uma das três empresas capixabas presentes no evento.
A maratona contou com a realização de três desafios de empresas capixabas e mais de 60 participantes, alunos graduandos de diversas áreas do conhecimento e instituições, que formaram um total de 12 equipes mistas; além da presença de 40 programadores e 21 mentores, entre eles o professor da FDV e um dos coordenadores do LINOJUS, Rhiani Riani.
Realizada do dia 18 a 20 de agosto de 2023, foram mais de 48 horas de imersão para a solução de problemas de empresas que ao final viraram a apresentação de um pitch com soluções inovadoras e tecnológicas para cada seguimento/empresa.
O objetivo, de acordo com a organização, foi potencializar a criatividade e o empreendedorismo, contribuindo com o desenvolvimento do ecossistema capixaba de inovação; fomentar a conexão entre instituições de ensino e mercado, por meio do desenvolvimento de soluções para desafios reais; e a cultura do trabalho colaborativo interinstitucional, a partir da formação de grupos integrados.
Ao falar da experiência no evento, o professor Rhiani Riani destacou: “O HACK27 é um evento que busca criar um ecossistema de inovação no Estado do Espírito Santo, por meio da integração e a troca de experiências entre as diversas instituições de ensino superior. Tive a oportunidade de ser Mentor Jurídico das 12 equipes, nos dias do evento. E percebi o quão é importante a criação destes espaços diversos para a troca de ideias e a criação de soluções para os problemas corporativos capixabas. A dinâmica do HACK27 demonstrou aos nossos alunos/as que existe um oceano azul de oportunidades e que a área jurídica é fundamental nos processos de inovação”.
Já a aluna finalista Maria Júlia comemorou a conquista dizendo que “o HACK27 foi, sem dúvidas, um evento extraordinário, no qual eu tive a oportunidade única de me aproximar de pessoas com conhecimentos e habilidades em áreas completamente distintas do ramo jurídico. Com o hackaton, aprendi não apenas sobre tecnologias emergentes, mas também sobre trabalho em equipe, gestão de tempo, resolução de problemas e como lidar com a pressão. Ao participar do HACK27, eu pude realizar novas conexões e estimular o pensamento inovador e colaborativo, de forma a potencializar a formação acadêmica multidisciplinar. Sou muito grata por essa experiência incrível!!”.
As alunas Isadora Pires e Beatriz Elisa também contaram um pouco das suas experiências no evento.
“Para mim, o HACK2727 serviu como uma das maiores lições da minha vida, onde aprendi que não há barreiras para nós estudantes de direito, com determinação e dedicação conseguimos nos destacar mesmo em locais em que o enfoque não seja uma questão jurídica em si, algo extremamente necessário no ambiente empresarial”, disse Isadora.
“Inicialmente, a minha expectativa em participar do HACK27 era de apenas ter uma experiência diversa do ramo fechado do direito no meu currículo acadêmico. Eu não fazia ideia do quão especial essa experiência viria a ser para mim. Foram dois dias e meio de muito desenvolvimento, que aconteceu tanto pessoalmente, mas também entre os integrantes da equipe. As trocas foram sensacionais, principalmente pela diversidade e conhecimentos diversos que foram conectados. Nos adaptar a diferença e explorar as habilidades que cada um tem de melhor foi o ponto chave do desafio. Desenvolver o pensamento resolutivo, preciso e de qualidade que atendesse de forma efetiva a demanda que nos foi passada. Eu saí do Hack muito transformada, e confesso que ainda estou processando tudo que absolvi do evento. Muito grata pela oportunidade, com certeza está marcado no percurso que construí na minha graduação”, disse Beatriz.
A FDV e o Base27 vêm desenvolvendo parcerias em ações de extensão integradas com ensino e pesquisa, tais como capacitações, eventos, oficinas e atividades que visam a promoção e difusão de conhecimento em empreendedorismo, inovação e tecnologia, em suas ações de correlação com o Direito.