Alunos e professores da FDV marcaram presença na segunda edição do Hack27 Ensino Superior, a maratona de desafios do Hub capixaba Base27. O objetivo do evento foi conectar marcas consolidadas, especialistas e estudantes por meio da inovação além de incentivar a criatividade e inspirar estudantes e empresas a pensarem muito além do tradicional.
Foram três dias de evento, realizado nas datas de 23, 24 e 25 de agosto de 2024, onde os estudantes participantes tiveram que atuar na resolução de problemas reais de três grandes organizações do mercado capixaba com a monitoria de especialistas em diferentes áreas, entre eles o professor e coordenador de EAD da FDV, Bruno Costa.
“Cada um de nossos alunos integrou equipes com estudantes de diversas áreas do conhecimento para resolver casos concretos apresentados pelas empresas apoiadoras do evento. Essa diversidade de visões sobre os problemas, somada à estrutura excelente da Base 27, formaram um ambiente ideal para se desenvolver soluções criativas, estimulando ao mesmo tempo a competição e a colaboração. Foram 3 dias desafiadores e muito divertidos! Se estivesse na Graduação, não perderia o próximo hackaton!”, disse o professor Bruno Costa.
Ao todo foram 92 participantes, cinco deles alunos da FDV, que contaram um pouco de como foi a experiência no desafio.
“O apoio da FDV em incentivar os alunos a participarem de eventos como esse foi fundamental para todo o processo no Hack. Tivemos a oportunidade de solucionar um problema enfrentado pela Fortes Engenharia, relacionado ao reembolso de despesas dos funcionários. Passamos três dias idealizando e desenvolvendo soluções para resolver essa questão. No final, tivemos a honra e a felicidade de sermos premiados em 1º lugar no desafio da empresa Fortes Engenharia e em 1º lugar no prêmio de ideia mais inovadora”, o aluno Vitor Camargo Brandão (6º período), que integrou o grupo vencedor do desafio.
Já a aluna Isis Corradi Zouain Chamoun (8º período), contou. “Foi uma experiência incrível! Tive a oportunidade de conhecer e trabalhar com diversas pessoas maravilhosas. Espero ter a oportunidade de participar do evento novamente, aprendi muitas coisas que vou levar para a vida! Só tenho a agradecer”, disse.
A aluna Maria Alyce de Jesus (6º período), disse que participar do Hack27 foi uma gratificante oportunidade de conhecer problemas reais de grandes empresas e trabalhar na solução mais adequada, de acordo com os limites e dados trazidos. “Um traço marcante do evento foi a multidisciplinaridade sob as quais as equipes foram montadas. A minha equipe, por exemplo, contava com estudantes de Tecnologia da Informação, Ciências Contábeis, Administração e Direito, o que nos proporcionou um rico diálogo de diferentes perspectivas, que no fim se somaram e trouxeram interessantes resoluções à problemática proposta. Importante destaque, acima de tudo, vai para o aprendizado. Sob a pressão de resolver um problema complexo num espaço curto de tempo, fomos impulsionados a traçar as melhores estratégias. Assim, toda a vivência desse mágico fim de semana serviu também para treinar nossas capacidades de dialogar com os colegas de equipe, sermos tolerantes com todas as ideias e trabalharmos harmoniosamente em grupo, de forma a elevar nossas habilidades ao potencial máximo”, disse.
A aluna Maria Júlia Rosa de Souza (6º período), contou. “Fiz parte de um grupo multidisciplinar, formado por estudantes desde a área da computação, até os cursos de administração e direito, todos muito empenhados e, acima de tudo, pessoas extraordinárias que já posso chamar de amigos! Meu grupo ficou responsável por desenvolver uma solução perante um problema real da empresa Fortes Engenharia. Fizemos o nosso máximo e entregamos um resultado totalmente inovador. Eu, como estudante de direito, entendo a importância de eventos como esse, nos que diz respeito sobretudo à aprendizagem extracurricular, que vai além daquilo que já vemos na faculdade ou nos diversos códigos e leis… Por isso, sempre que a FDV me proporciona oportunidades como essa, eu faço questão de participar. Essa foi minha segunda vez participando do hackathon do Base27 e aguardo ansiosamente pelo próximo!”, disse.
Alunos de períodos iniciais, como a Bárbara França Decuzzi (3º período), também marcaram presença no evento. “O Hack27 foi incrível tanto sob uma perspectiva profissional quanto pessoal! Trabalhar junto com pessoas de diferentes áreas em busca de uma solução para problemas reais de grandes empresas agregou muito a minha formação. Agradeço muito essas oportunidades interdisciplinares que a FDV oferece e com certeza vou querer participar das próximas edições”.
O professor Rhiani Riani também representou a FDV no evento, atuando na organização nas reuniões preparatórias.