A sustentabilidade no ramo do café capixaba é um tema de crescente relevância, pois a produção sustentável não só preserva os recursos naturais e valoriza as comunidades locais, mas também aumenta a competitividade do produto no mercado internacional.
Com o Espírito Santo sendo um dos maiores produtores de café do Brasil, a demanda por práticas agrícolas sustentáveis se alinha às exigências globais por produtos de origem responsável.
No cenário internacional, o café capixaba, especialmente o conilon e o arábica, tem consolidado sua presença, com exportações destinadas a grandes mercados consumidores, como Europa, que valorizam cada vez mais o café sustentável.
A adoção de práticas que respeitem o meio ambiente e promovam o bem-estar social pode impulsionar ainda mais as exportações capixabas, garantindo não apenas a preservação da ambiental local, mas também o desenvolvimento social e a sustentabilidade econômica a longo prazo.
Pensando nessas reflexões, a FDV realizará no dia 25 de outubro de 2024, uma roda de conversa com o tema: “Sustentabilidade na Cadeia do café: construindo negócios promissores e as tendências do mercado internacional”. O evento será das 9h40 às 11h20, em novo local: Miniauditório Paula Castello.
Estão convidados como debatedores:
Pedro Malta, Diretor Regional Américas & Ibéria da Peterson Solutions.
Michel Tesch, Subsecretário de Desenvolvimento Rural na Secretaria de Estado da Agricultura do ES.
Natália Amoedo, Engenheira química, especialista e consultora em sustentabilidade, fellow New Earth Leaders.
Como facilitador, atuará Bruno Barcellos, Advogado da Bergi Advocacia. A mediação será do professor da FDV e advogado, Rhiani Riani.