Um livro tese de doutorado defendido na FDV em 2019 pelo egresso do Programa de Mestrado e Doutorado – PPGD FDV, Pedro Henrique Nascimento Zanon, com a orientação e prefácio do professor João Maurício Adeodato, é um dos finalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico.
A obra intitulada “A ética da tolerância no constitucionalismo latino-americano”, é uma
tese de doutorado defendida na FDV, em 2019, com a orientação do Professor Doutor João Maurício Adeodato. A pesquisa desenvolvida se situa no campo do Constitucionalismo na América-Latina e investigou as particularidades e a originalidade dos marcos teóricos fundacionais do nosso pensamento constitucional.
O Jabuti é um prêmio de grande reconhecimento literário no Brasil, que em 2024, inaugura a edição dedicada às contribuições acadêmicas, científicas, técnicas e profissionais. Ao todo, são 29 categorias, divididas em dois eixos: Ciência e Cultura e Prêmios Especiais.
O livro foi selecionado e inscrito pela Editora Dialética para concorrer ao prêmio que divulgou os finalistas no dia 18 de julho de 2024. Foram 1.953 obras inscritas para o novo prêmio.
Os vencedores serão anunciados no dia 6 de agosto, em uma cerimônia oficial no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. Cada vencedor será premiado com R$ 5 mil e uma estatueta. Além da entrega de prêmios, o Jabuti Acadêmico homenageará Silvia Pimentel, escolhida como a Personalidade Acadêmica desta primeira edição. Aos 84 anos, ela é professora, advogada e ativista reconhecida internacionalmente pela sua contribuição na luta e nos estudos sobre igualdade de gênero.
Ao falar da conquista, o egresso Pedro Henrique destacou: “É uma grande felicidade estar entre os cinco finalistas da área do Direito no Prêmio Jabuti Acadêmico. O trabalho é resultado de esforços conjuntos entre autor, instituição de ensino, orientador, docentes e coordenadores. Todos foram de fundamental importância para a reflexão acadêmica. Dialogar com o pensamento é fundamental para o avanço científico. É uma grande honra concorrer ao prêmio com uma tese de doutorado defendida na FDV”, disse.
Pedro Henrique que é Doutor pela FDV, é advogado, docente da Universidade do Estado de Minas Gerais, mas cedido para exercício na Secretaria Especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República.