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Processo Simulado fase 2: atividade avança para fase de contestações

A atividade prática, desenvolvida pela professora Carolina Romano, que está proporcionando a vivência de alunos do 4º período com as etapas de um processo de conhecimento até a audiência de instrução e julgamento, avançou para a fase de contestações.

Nesta segunda etapa, os grupos apresentaram as contestações, sendo que os autos do processo foram entregues aos grupos de juízes para analisar o cabimento de intimação para réplica. De acordo com a professora Carolina Romano as contestações ficaram bem interessantes, pois foram exploradas as matérias de defesa tanto processuais quanto de mérito.

“Os alunos puderam entender o papel do advogado quando tem que defender o réu. Em alguns casos, a petição inicial sensibilizou os alunos, mas tiveram que compreender que todos possuem direito de defesa e que a falta de impugnação específica aos fatos autorais conduz a um prejuízo processual para o réu, cliente”, explicou Carolina Romano.

A atividade, denominada de Processo Simulado, está sendo ministrada pela professora Carolina Romano, durante todo o semestre. Os alunos foram divididos em grupos (exercendo papéis de autor, juízes e réus) e vivenciarão as etapas de um processo de conhecimento até a audiência de instrução e julgamento que, proporcionará a experimentação de diferentes atuações profissionais e todas as fases de um processo.

Ao falar da atividade, a aluna Gabriela Cipriano Malini (4º BM), contou que “a experiência tem sido enriquecedora, com a finalidade de aprendermos sobre as normas descritas no Código de Processo Civil. Estamos produzindo processos cíveis, sendo este em todas suas fases (Postulatória, Ordinatória, Instrutória e Decisória), buscando uma perspectiva realista e prática de como funciona o trâmite processual. Dessa forma, é possível concluir que tal atividade está sendo de extrema relevância para o nosso conhecimento teórico e prático, inovando as formas de aprendizado”, disse.

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