O advogado criminalista e professor de Direito Penal da FDV Anderson Burke acaba de tomar posse de dois cargos importantes na Ordem dos Advogados do Brasil – Sessão Espírito Santo. O primeiro cargo, para o qual foi eleito, é o de Conselheiro Estadual. O segundo, para o qual foi nomeado, é o de Presidente da Comissão da Advocacia Criminal e Política Penitenciária.
“É um momento de muita alegria e entusiasmo por mais uma vez ter a oportunidade de servir à Ordem dos Advogados do Brasil, me sinto honrado e realizado. Pretendo realizar um trabalho sério em prol dos meus colegas e honrar os votos da advocacia capixaba”, afirma Burke.
Esta é a segunda vez que Anderson Burke assume a Presidência da Comissão da Advocacia Criminal e Política Penitenciária, posição em que a atuação consiste em promover pautas e projetos de interesse coletivo da classe dos advogados criminais, que objetivem a promoção da dignidade e plenitude profissional da advocacia criminal.
“Enquanto presidente da Comissão, assumo por recondução e nomeação do presidente José Carlos Rizk Filho, ao qual sou muito grato pela confiança depositada. Vou prosseguir na execução dos projetos que foram iniciados na gestão passada e dar início a novos que são necessários no momento”, detalha.
Já como conselheiro, Burke passará a atuar na fiscalização da aplicação da receita, na apreciação do relatório anual e vai deliberar sobre o balanço e as contas de sua diretoria, das subseções e da Caixa de Assistência dos Advogados, além de julgar, em grau de recursos, as questões decididas por seu Presidente, por sua Diretoria, pelo Tribunal de Ética e Disciplina, pelas Diretorias das Subseções e da Caixa de Assistência dos Advogados. Também compete ao Conselho Seccional a edição do Regimento Interno e das Resoluções, bem como de criação das Subseções e a Caixa de Assistência dos Advogados.