O professor da FDV, Adriano Sant’Ana Pedra, também procurador federal, foi empossado nesta quarta-feira. 07 de fevereiro de 2024, como juiz titular eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES).
A cerimônia de posse foi presidida pelo presidente do TRE-ES, desembargador Carlos Simões Fonseca, e prestigiada pelo diretor administrativo da FDV Jorge Abikair, pela coordenadora do Programa de Mestrado e Doutorado – PPGD, Elda Bussinguer, pela coordenadora da Graduação, Ivana Bonesi, além de professores, alunos, egressos, advogados, familiares, autoridades com o governador do Estado, Renato Casagrande, deputados, entre outras.
Adriano foi nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o novo cargo no TRE-ES no dia 23 de dezembro de 2023, em lista publicada noDiário Oficial da União. Foram anunciados 21 nomes para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para o Espírito Santo, São Paulo, Piauí, Sergipe, Alagoas e Minas Gerais.
Em seu discurso de posse, Adriano destacou o reconhecimento do seu trabalho diante da Justiça Eleitoral, que tem um papel importante na defesa e no fortalecimento da democracia.
Em nome da comunidade FDV, a coordenadora do PPGD, Elda Bussinguer, destacou a importância de estar ao lado do professor Adriano Pedra neste momento tão especial de sua carreira jurídica. “Sabemos que o Direito é mais que uma profissão: é uma escolha de vida. E sua trajetória certamente se constrói como uma inspiração para toda a nossa comunidade e assim desejamos sucesso e felicidade no novo desafio”, disse.
Adriano Pedra é professor da Graduação e do Programa de Mestrado e Doutorado – PPGD da FDV; é procurador federal na Advocacia-Geral da União; doutor em Direito do Estado (PUC/SP), mestre em Direitos e Garantias Fundamentais (FDV), mestre em Física Quântica (UFES), especialista em Justiça Constitucional e Tutela Jurisdicional de Direitos (Università degli Studi di Pisa), especialista em Economia e Direito do Consumo e tem pós-doutorado em Direitos Humanos e Democracia (Universidade de Coimbra).