O professor da FDV e juiz federal, Américo Bedê Freire Júnior, vai atuar como juiz instrutor no gabinete do novo ministro Flávio Dino, que assume uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).
Nesse importante cargo, Bedê cumprirá o papel de realizar atos de colheita de prova para viabilizar o julgamento de ações. Ele já havia atuado na Corte do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) entre 2020 e 2021, e foi aluno de Dino no curso de graduação em Direito – na ocasião, o novo ministro do STF foi paraninfo de sua turma, em 1998.
Atualmente Bedê é professor da Graduação, da Especialização e do Programa de Mestrado e Doutorado – PPGD FDV; é titular da 2ª Vara Federal Criminal em Vitória, e membro substituto do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), desde o ano passado (2023).
Ao falar da nomeação, disse: “Fiquei muito honrado com o convite, é uma experiência única a possibilidade de trabalhar com o ex-ministro Flávio Dino e no Supremo Tribunal Federal. Espero que seja pro bem, que seja uma época boa e que se consiga fazer o bem”.
Além dele, outros dois juízes estaduais do Maranhão, Anderson Sobral e Amanda Thomé, atuarão como auxiliares no gabinete de Flávio Dino no STF, que assume a vaga após a aposentadoria da ex-ministra Rosa Weber.