Durante os últimos meses de dezembro de 2022 e janeiro de 2023, o professor do Programa de Mestrado e Doutorado – PPGD FDV, Raphael Boldt, realizou um estágio de pós-doutoramento em Direito Penal na Goethe-Universität, Universidade localizada na cidade de Frankfurt am Main, na Alemanha.
Intitulada “Direito Penal e Fake News: os limites democráticos à criminalização da desinformação”, a pesquisa foi financiada pelo governo alemão, por meio de bolsa concedida pelo Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD), um dos maiores órgãos de intercâmbio acadêmico do mundo.
Durante esse período, o professor Raphael ficou vinculado ao Instituto de Ciências Criminais e Filosofia do Direito (Institut für Kriminalwissenschaften und Rechtsphilosophie), do qual faz parte o seu supervisor do pós-doutorado, o professor doutor Klaus Günther, um dos grandes nomes das ciências criminais e da filosofia do direito na Alemanha.
“Acredito que esta foi mais uma ótima oportunidade para me qualificar e estabelecer novas parcerias. Em 2015 fiz o meu estágio doutoral na mesma universidade em Frankfurt, sob a orientação do professor Ulfrid Neumann, e em 2018/2019 fiz o meu primeiro pós-doutorado, em Criminologia, na Hamburg Universität, sob a supervisão do professor Sebastian Scheerer. Esse contato com professores de outras universidades alemãs, têm rendido também oportunidades de estreitamento dos laços com grandes referências acadêmicas europeias e de internacionalização da FDV”, disse.
O Programa de Mestrado e Doutorado da FDV, que comemorou no ano de 2022, uma trajetória de 20 anos de história, é destaque no cenário nacional e está em plena execução e solidificação de seu projeto de internacionalização.