O professor da FDV, Adriano Pedra, está na lista sêxtupla com os seis nomes de advogados selecionados pela Seccional Capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES) para disputar a vaga de desembargador no Tribunal de Justiça do Estado (TJES).
A vaga está aberta em razão da aposentadoria do desembargador Annibal de Rezende Lima, no âmbito do Quinto Constitucional. A lista foi divulgada na última terça-feira, 03 de dezembro de 2024 e será enviada ao TJES, que formará uma lista tríplice para envio ao governador do Estado, Renato Casagrande, que fará a escolha do novo desembargador.
Dentre os seis advogados selecionados, destaca-se o professor da FDV, Adriano Pedra, que obteve 30 votos e ficou em segundo lugar na votação, que contou com a participação de 45 conselheiros e membros honorários da OAB-ES.
- Vinícius Pinheiro – 35 votos
- Adriano Pedra – 30 votos
- Alexandre Puppim – 27 votos
- Américo Mignone – 26 votos
- Erfen Ribeiro – 26 votos
- Sarah Merçon-Vargas – 26 votos
A primeira votação da advocacia para o Quinto Constitucional ocorreu no dia 7 de novembro onde foram selecionados 12 nomes. Nessa lista, além do professor Adriano, também estava o nome do professor Anderson Pedra, que não foi selecionado para a lista sêxtupla, avaliada pelo Conselho Seccional da OAB-ES.
O processo de escolha do novo desembargador é marcado por um rigoroso processo seletivo, no qual os advogados precisam cumprir diversos requisitos e alcançar um número mínimo de votos. A data para o encaminhamento da lista ao TJES ainda não foi definida.