Mais uma vez a revista Direitos e Garantias Fundamentais foi classificada no estrato máximo do Sistema Brasileiro de Periódicos da Capes. No último ciclo de avaliação, correspondente ao quadriênio 2017-2020, a revista capixaba se manteve como Qualis A1, demostrando o alto nível de produção acadêmica do Programa de Mestrado e Doutorado (PPGD FDV), e, consequentemente, sobre a sua significativa contribuição para o Direito brasileiro.
O resultado da avaliação foi divulgado pelo MEC neste início de 2023. Ao falar da renovação do estrato e da Revista, a coordenadora do PPGD FDV, Elda Bussinguer, destacou alguns pontos importantes que a em um seleto grupo com o estrato de nível máximo no sistema nacional de avaliação de periódicos.
Qualis A1
“O estrato Qualis A1 da Capes é um validador da qualidade e da excelência das Revistas dos Programas de Mestrado e Doutorado espalhados pelo Brasil. Lançado em 2006, o periódico vem sendo cuidadosamente evoluído, por meio do aperfeiçoamento constante dos instrumentos de gestão e do sistema de avaliação dos artigos. Alcançamos esse estrato há alguns anos, que acaba de ser revalidada no último quadriênio, onde muitas revistas importantes caíram no estrato, e a FDV se manteve como Qualis A1, se mantendo um dos periódicos mais importantes do país”.
Lida no Brasil e no mundo
“Temos hoje uma Revista que é um periódico desejado pelos maiores pesquisadores e investigadores do Direito, procurada pelos grandes nomes entre os juristas do Brasil e do exterior. Ela é tida como referência nas pesquisas do Direito no Brasil e no Mundo”.
Diálogos e conexões com pesquisadores
“Eu diria que ter uma Revista com a qualidade que nós temos é a representatividade da excelência não apenas daquilo que se produz aqui, mas pelos diálogos que nós estabelecemos com pesquisadores de todo o Brasil e de fora do país”.