Um grupo de graduandos da FDV participou de uma atividade de turismo cívico em Brasília, realizada nos dias 24 a 26 de outubro. Acompanhados da Coordenadora do Curso Ivana Bonesi, os estudantes puderam conectar conteúdos interdisciplinares e vivenciar experiências nos cenários jurídico, profissional, histórico, político, econômico e social do País.
O roteiro da viagem contou com três dias de programação. No primeiro dia, foram feitas visitas ao Instituto Rio Branco, onde os alunos tiveram a oportunidade de assistir a uma aula sobre a carreira diplomática. Na sequência o grupo seguiu para o Tribunal Superior Eleitoral, para assistir ao julgamento do caso sobre o suposto abuso de poder praticado pelo Ex-Presidente Bolsonaro durante a campanha das eleições 2022. Nessa oportunidade estiveram com o Ministro Alexandre de Moraes.
Já no segundo dia, as visitas foram ao Tribunal Superior do Trabalho, onde os alunos participaram de uma sessão de julgamento e foram saudados pelo Presidente da 1a Turma, Hugo Scheuermann, que aproveitou a presença dos estudantes para dar uma verdadeira aula sobre o funcionamento do TST. Após esse momento, os alunos seguiram para o Superior Tribunal de Justiça.
O encerramento do roteiro aconteceu com visitas ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal. No STF, os alunos estiveram com o Ministro Fachin, que aproveitou o encontro para parabenizar a FDV por sua atuação como observadora das eleições 2022.
Alguns estudantes contaram mais detalhes sobre como foi viver essa experiência.
“Ter a oportunidade de ir a Brasília e visitar locais que recorrentemente estudamos em sala de aula fez com que tudo que vimos até aqui fizesse ainda mais sentido. Por mais que tenhamos aulas maravilhosas, lá é possível sentir o Direito pulsando em sua essência mais pura. É lá que ocorrerem os debates que afetam diretamente em nossas vidas, é lá que são elaboradas as leis as quais estudamos, é lá que a Suprema Corte Brasileira atua para garantir que nossos direitos sejam respeitados. Se até o momento da visita tinha alguma dúvida do que queria para minha vida, já não tenho mais!”, disse o aluno do 2º DN, Eduardo Bras Valandro.
“A viagem à Brasília foi excepcional: em poucos dias visitamos tribunais superiores, assistimos sessões plenárias, conhecemos locais turísticos e ainda obtivemos a chance de interagir com profissionais do Direito e conhecer de perto os bastidores das decisões legais do centro político do país. Certamente trata-se de uma oportunidade única para os estudantes expandirem seus horizontes e aprofundarem seus conhecimentos jurídicos e, ao mesmo tempo, é possível criar memórias duradouras e fortalecer laços de amizade e colaboração com colegas e professores. Sou muito grata à FDV por nos proporcionar experiências tão enriquecedoras!”, disse a aluna do 4º AM, Maria Júlia Rosa de Souza.
Já a coordenadora da Graduação, Ivana Bonesi, concluiu: “Foi gratificante ver nossos estudantes imersos em uma experiência tão enriquecedora como a viagem a Brasília. Ao conectar teoria e prática, eles não apenas ampliaram seus conhecimentos jurídicos, mas também vivenciaram o Direito nas instâncias mais relevantes do País. A interação com profissionais renomados e a oportunidade de presenciar sessões plenárias contribuem significativamente para a formação integral dos estudantes. Estou orgulhosa de ter participado desse momento transformador na jornada acadêmica desses alunos”, disse.
A assessora da coordenação da Graduação, Elis Pilon, também participou da visita.