PESQUISA
UM NOVO OLHAR PARA A CIÊNCIA
PESQUISA
Na FDV, as atividades de pesquisa são desenvolvidas de forma ampla e com base em uma filosofia muito particular, que aposta na criação de um novo tipo de relação entre o conhecimento científico e outras formas de conhecimento, dando possibilidade à geração de uma ecologia de saberes. Esse modelo faz frente à lógica da monocultura que ainda domina o conhecimento científico, baseada em um viés exclusivista e em um paradigma redutor da complexidade social.
Nesse sentido, a pesquisa desenvolvida no ambiente da FDV busca a proliferação dessa ecologia de conhecimentos, valorizando práticas geralmente suprimidas e deslegitimadas por serem consideradas não credíveis. A partir de um perfil crítico, na FDV essa diversidade ganha espaço para análise e valorização.
FRENTES DE ATUAÇÃO
PESQUISA
A Iniciação Científica é a oportunidade que alunos da graduação têm de vivenciar sua primeira experiência com a atividade de pesquisa, de forma orientada e com propósito científico. Através de bolsas financiadas por instituições conveniadas, como a FAPES, os graduandos da instituição podem desenvolver projetos de pesquisa que, além de proporcionar uma experiência acadêmica valorosa, costumam ser o embrião de pesquisas futuras, conforme eles amadurecem o conhecimento e aguçam o interesse pelo objeto de estudo.
Na FDV, as atividades de pesquisa desenvolvem-se também nos Grupos de Pesquisa, espaços privilegiados de reflexão e pesquisa que reúnem doutorandos, mestrandos e graduandos da FDV, bem como pesquisadores, professores e alunos de outras instituições de ensino e também profissionais interessados, constituindo centros produtores e irradiadores da Ciência Jurídica no Estado. Todos os GPs da FDV são coordenados por professores doutores com atuação no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu e estão registrados no CNPq, tendo inserção nacional e internacional.
Os Grupos de Estudos são espaços criados para promover o debate de assuntos atuais entre professores e alunos da graduação, com participação do público externo. É uma das opções ofertadas pela FDV como atividade complementar.
BOLSAS DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA
EDITAL 2021
Edital disponibiliza 04 (quatro) bolsas de Iniciação Científica com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES). As inscrições poderão ser feitas no período de 12 de julho a 12 de agosto de 2021.
PUBLICAÇÕES
PESQUISA
A produção científica da FDV ganha espaço e visibilidade internacional por meio da Revista Direitos e Garantias Fundamentais, periódico científico da instituição com acesso livre, gratuito e que está classificada no estrato Qualis A1, avaliação máximo concedida pela CAPES.
COORDENAÇÃO DE PESQUISA
.
A Coordenação de Pesquisa é responsável por traçar e implementar a política de pesquisa da FDV, bem como outras atividades que lhe estão vinculadas e que guardam estreita relação com o desenvolvimento científico. Fazem parte dessa relação o Programa de Iniciação Científica, os Grupos de Pesquisas, os Grupos de Estudos e a Biblioteca.
A política de pesquisa da instituição está direcionada no sentido de oferecer apoio e orientação metodológica e logística aos membros da comunidade acadêmica interessados em sua realização. As dificuldades comuns a todos que desejam iniciar uma atividade de pesquisa podem ser reduzidas com as orientações dadas em atendimentos presenciais, em horários previamente agendados.
A ampliação do número de projetos encaminhados para concorrer a bolsas de pesquisas em órgãos de fomento (como FACITEC, FAPES, CNPq e Ministério da Justiça) e a aprovação de muitos desses projetos para receberem financiamento externo são marcas significativas dos avanços que ressaltam a qualidade da produção científica da FDV.
COORDENADORA
Elda Coelho de Azevedo Bussinguer Atuação Profissional . Coordenadora de Pesquisa da FDV . Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito (PPGD-FDV) . Coordenadora do Núcleo de Relações Internacionais (NRI) da FDV . Editora da Revista Direitos e Garantias Fundamentais (PPGD-FDV) . Coordenadora do Grupo BIOGEPE – Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Políticas Públicas, Direito à saúde e Bioética . Membro da Rede Brasileira de Pesquisa em Direitos e Garantias Fundamentais . Membro do Conselho Científico da Sociedade Brasileira de Bioética . Professora Associada II aposentada da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) . Livre Docente pela Universidade do Rio de Janeiro (UniRio) Formação Acadêmica . Doutora em Bioética pela Universidade de Brasília (UnB) . Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV) . Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) . Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV) . Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Mais Informações Acesso o Currículo LattesCONTATO
PESQUISA
Tem Interesse em fazer Pesquisa?
Agende um momento com a nossa Coordenadora.
- +55 27 3041-3614
- pesquisa@fdv.br